Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41966
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8130-254X
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Situação Social Contraditória como práxis educativa no processo de humanização: uma proposta metodológica para o Ensino de Matemática e a Educação Escolar
Título(s) alternativo(s): Contradictory Social Situation as educational praxis in the humanization process: a methodological proposal for Mathematics Teaching and School Education
Autor(es): Menezes, Leonardo Donizette de Deus
Primeiro orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primeiro membro da banca: Cedro, Wellington Lima
Segundo membro da banca: Asbahr, Flavia da Silva Ferreira
Terceiro membro da banca: Moura, Manoel Oriosvaldo de
Quarto membro da banca: Borges Netto, Mario
Resumo: Este relato é reflexo de uma pesquisa que teve como objetivos a elaboração dos fundamentos de uma proposta metodológica – denominada aqui de Situação Social Contraditória – embasada no conceito de práxis social; e, pela oportunidade, a análise de possíveis contribuições para a Atividade Orientadora de Ensino, em seu processo histórico de se caracterizar como proposta teórico-metodológica, em favor do desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade. No movimento de caracterizar a importância do trabalho para o processo de constituição humana e da contradição vivenciada pela classe trabalhadora no atual modo de produção social, constatou-se a necessidade do desenvolvimento de uma proposta metodológica para o Ensino de Matemática, comprometida com as reais necessidades e interesses da classe trabalhadora. Pelas buscas realizadas nas produções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, encontraram-se aspectos importantes a serem considerados no processo de formação escolar, mostrando que a classe trabalhadora carece de uma formação que considere a apropriação do conhecimento teórico, em unidade com o processo de compreender, denunciar e transformar a realidade social na qual está inserida. O conceito de práxis criadora, de Sánchez Vázquez, tomado como categoria de análise e como método, possibilitou a análise da Base Nacional Comum Curricular, na busca de elementos que permitissem a objetivação de uma proposta educativa, edificada sobre as bases do Materialismo Histórico-Dialético. Em meio aos aspectos contraditórios apresentados em seu texto, observou-se a defesa de uma educação que amplie a participação do estudante nos problemas sociais, visando a um desenvolvimento global. Ao mesmo tempo, evidenciou-se a necessidade de superar a sua concepção estreita de cidadania que acaba por limitar a formação e a capacidade de professores e estudantes intervirem na realidade que se apresenta problemática para eles. Considerando a realidade do trabalhador e as oportunidades que a Base Nacional Comum oferece, apresentam-se os elementos centrais que caracterizam a Situação Social Contraditória como proposta metodológica. Diante da necessidade de ampliar as possibilidades de formação da classe trabalhadora no âmbito da atividade pedagógica, dá-se sequência ao movimento dialético e analisa-se, no processo de contribuir para o desenvolvimento histórico da Atividade Orientadora de Ensino, a potencialidade desse produto. A articulação entre um jogo pedagógico e uma situação emergente do cotidiano, na perspectiva da Situação Social Contraditória, mostrou que, no processo de apropriação dos conceitos de razão e de proporção, outras qualidades se apresentaram a esses dois referentes à produção de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, ampliando a dimensão política da Atividade Orientadora de Ensino. Além dessa articulação, pelas características que lhe são próprias e pelo que pode agregar à Atividade Orientadora de Ensino, a Situação Social Contraditória apresenta-se como uma possibilidade de ser concebida como um novo referente às Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. Em síntese, a partir do que se evidenciou pela Atividade Orientadora de Ensino, a Situação Social Contraditória pode possibilitar o avanço de propostas teórico-metodológicas comprometidas com o necessário e urgente processo de superação da proposta atual, para uma nova forma de sociabilidade humana, em prol da emancipação política e humana.
Abstract: This report is a reflection of a research whose objectives were to develop the foundations of a methodological proposal called the Contradictory Social Situation, based on the concept of social praxis; and, because of the opportunity, to analyze possible contributions to the Teaching Guidance Activity throughout its historical process being characterized as a theoretical-methodological proposal, supporting human development in its fullest potential. In the movement to characterize the importance of work in the process of human constitution and the contradiction experienced by the working class in the current mode of social production, we recognized the need to develop a methodological proposal for teaching mathematics, committed to the real needs and interests of the working class. The searches conducted in the productions of the Brazilian Institute of Geography and Statistics and the Inter-Union Department of Statistics and Socioeconomic Studies revealed important aspects to be considered in the process of school education, showing that the working class lacks an education that considers the appropriation of theoretical knowledge with the process of understanding, denouncing, and transforming the social reality in which it is inserted. Sánchez Vázquez's concept of creative praxis, used as a category of analysis and method, made it possible to analyze the National Common Core Curriculum, in search of elements that would allow the objectification of an educational proposal, built on the foundations of Historical-Dialectical Materialism. Amid the contradictory aspects presented in its text, we observed the defense of an education that broadens the student's engagement with social issues, aiming towards global development. At the same time, there has been a highlighted need to overcome its narrow conception of citizenship, which ends up limiting training and the ability of teachers and students to intervene in the problematic reality they face. Considering the reality of the worker and the opportunities offered by the Common National Base, we present the central elements that characterize the Contradictory Social Situation as a methodological proposal. Faced with the necessity of expanding the possibilities for training the working class within the scope of pedagogical activity, the dialectical movement continues and the potential of this product is analyzed in the process of contributing to the historical development of the Teaching Guidance Activity. The articulation between a pedagogical game and a situation emerging from everyday life, from the perspective of the Contradictory Social Situation, revealed that in the process of appropriating the concepts of ratio and proportion, other qualities emerged in relation to these two elements regarding the creation of Learning Triggering Situations, thereby broadening the political dimension of the Teaching Guiding Activity. In addition to this articulation, due to its own characteristics and its potential contributions to the Teaching Guiding Activity, the Contradictory Social Situation presents itself as a possibility of being conceived as a new reference to the Learning Triggering Situations. In short, based on what was shown by the Teaching Guiding Activity, the Contradictory Social Situation can enable the advancement of theoretical-methodological proposals committed to the necessary and urgent process of surpassing the current proposal towards a new form of human sociability, in favor of political and human emancipation.
Palavras-chave: Educação Matemática
Classe Trabalhadora
Práxis
Situação Social Contraditória
Atividade Orientadora de Ensino
Mathematics Education
Working Class
Praxis
Contradictory Social Situation
Teaching Guiding Activity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MENEZES, Leonardo Donizette de Deus. Situação Social Contraditória como práxis educativa no processo de humanização: uma proposta metodológica para o Ensino de Matemática e a Educação Escolar. 2024. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.403.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.403
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41966
Data de defesa: 22-Mar-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Situação Social Contraditória_pdfa - final.pdf3.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons