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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-0799-4893
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Título: Os embates provocados pelo Escola sem Partido: relações entre o fundamentalismo religioso e o neoconservadorismo no Brasil (2004-2019)
Autor(es): Vieira, Ana Laura de Castro
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: dos Santos, Fernanda Cássia
Segundo membro da banca: Paula, Dilma Andrade de
Resumo: Este trabalho objetiva analisar historicamente as motivações religiosas que fundamentam o Movimento Escola sem Partido, desde sua ascensão às articulações realizadas enquanto projeto de lei. Compreende-se que essa movimentação política advém da crescente onda conservadora no Brasil do século XXI, tendo seu surgimento em 2004 e, apesar da derrota do projeto de lei na Câmara dos Deputados, em 2018, possui reflexos ainda presentes na conjuntura educacional brasileira. Evidencia-se tanto no discurso do ESP, quanto nas práticas sociais de grupos conservadores, uma base ideológica pautada em valores morais cristãos, atrelados principalmente ao neopentecostalismo evangélico e à Renovação Carismática Católica. Nesse sentido, a metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas e documentais, como os Projeto de Lei nº 7180/2014; nº 7181/2014; nº 867/2015; nº 10659/2018; nº 9957/2018; nº 246/2019 e a PEC 435/2014, em diálogo com as produções acadêmicas que discutem os avanços de políticas neoliberais, conservadoras e religiosas que tangenciam a educação. Assim, busca-se examinar, a partir do materialismo histórico-dialético, os impactos provocados pelo pensamento conservador, fomentado por grupos à direita e de viés dogmático, no campo jurídico e suas repercussões na educação brasileira.
Palavras-chave: Escola sem partido
Fundamentalismo religioso
Extrema direita
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VIEIRA, Ana Laura de Castro. Os embates provocados pelo Escola sem Partido: relações entre o fundamentalismo religioso e o neoconservadorismo no Brasil (2004-2019). 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41944
Data de defesa: 24-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - História

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