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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41944
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vieira, Ana Laura de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T19:24:10Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T19:24:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-24 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Ana Laura de Castro. Os embates provocados pelo Escola sem Partido: relações entre o fundamentalismo religioso e o neoconservadorismo no Brasil (2004-2019). 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41944 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Escola sem partido | pt_BR |
dc.subject | Fundamentalismo religioso | pt_BR |
dc.subject | Extrema direita | pt_BR |
dc.title | Os embates provocados pelo Escola sem Partido: relações entre o fundamentalismo religioso e o neoconservadorismo no Brasil (2004-2019) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Morais, Sérgio Paulo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1338723525544602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | dos Santos, Fernanda Cássia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7697763063162557 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paula, Dilma Andrade de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2747824292505344 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0789251228575171 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva analisar historicamente as motivações religiosas que fundamentam o Movimento Escola sem Partido, desde sua ascensão às articulações realizadas enquanto projeto de lei. Compreende-se que essa movimentação política advém da crescente onda conservadora no Brasil do século XXI, tendo seu surgimento em 2004 e, apesar da derrota do projeto de lei na Câmara dos Deputados, em 2018, possui reflexos ainda presentes na conjuntura educacional brasileira. Evidencia-se tanto no discurso do ESP, quanto nas práticas sociais de grupos conservadores, uma base ideológica pautada em valores morais cristãos, atrelados principalmente ao neopentecostalismo evangélico e à Renovação Carismática Católica. Nesse sentido, a metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas e documentais, como os Projeto de Lei nº 7180/2014; nº 7181/2014; nº 867/2015; nº 10659/2018; nº 9957/2018; nº 246/2019 e a PEC 435/2014, em diálogo com as produções acadêmicas que discutem os avanços de políticas neoliberais, conservadoras e religiosas que tangenciam a educação. Assim, busca-se examinar, a partir do materialismo histórico-dialético, os impactos provocados pelo pensamento conservador, fomentado por grupos à direita e de viés dogmático, no campo jurídico e suas repercussões na educação brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164639371 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
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