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dc.creatorVieira, Ana Laura de Castro-
dc.date.accessioned2024-07-30T19:24:10Z-
dc.date.available2024-07-30T19:24:10Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationVIEIRA, Ana Laura de Castro. Os embates provocados pelo Escola sem Partido: relações entre o fundamentalismo religioso e o neoconservadorismo no Brasil (2004-2019). 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41944-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectFundamentalismo religiosopt_BR
dc.subjectExtrema direitapt_BR
dc.titleOs embates provocados pelo Escola sem Partido: relações entre o fundamentalismo religioso e o neoconservadorismo no Brasil (2004-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1dos Santos, Fernanda Cássia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7697763063162557pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Dilma Andrade de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2747824292505344pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0789251228575171pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar historicamente as motivações religiosas que fundamentam o Movimento Escola sem Partido, desde sua ascensão às articulações realizadas enquanto projeto de lei. Compreende-se que essa movimentação política advém da crescente onda conservadora no Brasil do século XXI, tendo seu surgimento em 2004 e, apesar da derrota do projeto de lei na Câmara dos Deputados, em 2018, possui reflexos ainda presentes na conjuntura educacional brasileira. Evidencia-se tanto no discurso do ESP, quanto nas práticas sociais de grupos conservadores, uma base ideológica pautada em valores morais cristãos, atrelados principalmente ao neopentecostalismo evangélico e à Renovação Carismática Católica. Nesse sentido, a metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas e documentais, como os Projeto de Lei nº 7180/2014; nº 7181/2014; nº 867/2015; nº 10659/2018; nº 9957/2018; nº 246/2019 e a PEC 435/2014, em diálogo com as produções acadêmicas que discutem os avanços de políticas neoliberais, conservadoras e religiosas que tangenciam a educação. Assim, busca-se examinar, a partir do materialismo histórico-dialético, os impactos provocados pelo pensamento conservador, fomentado por grupos à direita e de viés dogmático, no campo jurídico e suas repercussões na educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode164639371-
Appears in Collections:TCC - História

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