Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41935
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Relações entre a libras e a aquisição da língua portuguesa escrita por surdos
Título (s) alternativo (s): Relationships between libras and the acquisition of the written portuguese language by deaf people
Autor: Naviskas, Gabriela Jacob
Primer orientador: Leite, Camila Tavares
Primer miembro de la banca: Silva, Keli Maria de Souza Costa
Segundo miembro de la banca: Oliveira, José Carlos
Resumen: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, com o objetivo de contextualizar a investigação empírica sobre a relação entre a Libras e a aquisição da Língua Portuguesa escrita por surdos. Pretendemos analisar essa relação considerando as diferenças linguísticas entre a Libras e a língua escrita. Na revisão bibliográfica, buscamos selecionar pesquisas que abordam essa relação e identificar os resultados encontrados pelos pesquisadores, visando compreender como o conhecimento da Libras pode influenciar a aquisição da Língua Portuguesa escrita por alunos surdos. Além disso, foram observadas as estratégias de ensino específicas para alunos surdos, avaliando o seu impacto no processo de aprendizagem e a sua eficácia na promoção de uma educação inclusiva. Este estudo é relevante, porque apresenta, de forma resumida, pesquisas que abordam a relação entre o conhecimento da Libras e a sua influência na aquisição de Língua Portuguesa escrita por surdos. A nossa hipótese é que considerar o conhecimento prévio da Libras pode beneficiar os alunos surdos na aprendizagem da língua escrita, facilitando a transição e tornando o processo de aquisição mais fluido.
Abstract: This work presents a literature review to contextualize empirical research on the relationship between Brazilian Sign Language (Libras) and the acquisition of written Portuguese by deaf individuals. We intend to analyze this relationship considering the linguistic differences between Libras and written language. In the literature review, we sought to select studies that address this relationship and identify the results found by researchers, aiming to understand how knowledge of Libras can influence the acquisition of written Portuguese by deaf students. Additionally, specific teaching strategies for deaf students were observed, evaluating their impact on the learning process and their effectiveness in promoting inclusive education. This study is relevant because it summarizes various research studies that address the relationship between knowledge of Libras and its influence on the acquisition of written Portuguese by deaf individuals. We hypothesize that considering prior Libras knowledge can benefit deaf students in learning written language, facilitating the transition and making the acquisition process smoother.
Palabras clave: Alfabetização
Aquisição de língua portuguesa escrita
Libras
Língua Portuguesa
Surdez
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NAVISKAS, Gabriela Jacob. Relações entre a libras e a aquisição da língua portuguesa escrita por surdos. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras - Língua Portuguesa com Domínio de Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41935
Fecha de defensa: 2-may-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RelaçõesEntreLibras.pdfTCC776.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.