Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41935
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Naviskas, Gabriela Jacob | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T18:12:19Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T18:12:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
dc.identifier.citation | NAVISKAS, Gabriela Jacob. Relações entre a libras e a aquisição da língua portuguesa escrita por surdos. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras - Língua Portuguesa com Domínio de Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41935 | - |
dc.description.abstract | This work presents a literature review to contextualize empirical research on the relationship between Brazilian Sign Language (Libras) and the acquisition of written Portuguese by deaf individuals. We intend to analyze this relationship considering the linguistic differences between Libras and written language. In the literature review, we sought to select studies that address this relationship and identify the results found by researchers, aiming to understand how knowledge of Libras can influence the acquisition of written Portuguese by deaf students. Additionally, specific teaching strategies for deaf students were observed, evaluating their impact on the learning process and their effectiveness in promoting inclusive education. This study is relevant because it summarizes various research studies that address the relationship between knowledge of Libras and its influence on the acquisition of written Portuguese by deaf individuals. We hypothesize that considering prior Libras knowledge can benefit deaf students in learning written language, facilitating the transition and making the acquisition process smoother. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de língua portuguesa escrita | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | Relações entre a libras e a aquisição da língua portuguesa escrita por surdos | pt_BR |
dc.title.alternative | Relationships between libras and the acquisition of the written portuguese language by deaf people | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Camila Tavares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1972776363494170 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Keli Maria de Souza Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2538119440794447 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, José Carlos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | não possui | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=5E6318DFBD7948C7CE6F59A7E57D816E# | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, com o objetivo de contextualizar a investigação empírica sobre a relação entre a Libras e a aquisição da Língua Portuguesa escrita por surdos. Pretendemos analisar essa relação considerando as diferenças linguísticas entre a Libras e a língua escrita. Na revisão bibliográfica, buscamos selecionar pesquisas que abordam essa relação e identificar os resultados encontrados pelos pesquisadores, visando compreender como o conhecimento da Libras pode influenciar a aquisição da Língua Portuguesa escrita por alunos surdos. Além disso, foram observadas as estratégias de ensino específicas para alunos surdos, avaliando o seu impacto no processo de aprendizagem e a sua eficácia na promoção de uma educação inclusiva. Este estudo é relevante, porque apresenta, de forma resumida, pesquisas que abordam a relação entre o conhecimento da Libras e a sua influência na aquisição de Língua Portuguesa escrita por surdos. A nossa hipótese é que considerar o conhecimento prévio da Libras pode beneficiar os alunos surdos na aprendizagem da língua escrita, facilitando a transição e tornando o processo de aquisição mais fluido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RelaçõesEntreLibras.pdf | TCC | 776.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.