Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41930
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Globalização do futebol: uma análise da estratégia de multi-club ownership
Título (s) alternativo (s): Globalization of Football: an analysis of the multi-club ownership strategy
Autor: Amâncio, Luca Nicolau Carrijo Stefani
Primer orientador: Santos, Julio Fernando Costa
Primer miembro de la banca: Amaral, Marisa Silva
Segundo miembro de la banca: Castilho, César Teixeira
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a estratégia de multi-club ownership no futebol e o fenômeno da financeirização e mundialização do capital no pós-90, explorando os pontos de intersecção entre ambos os processos. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, que combina análise teórica e estudos de caso, busca-se compreender como a estratégia de multi-club ownership é uma extensão do movimento de financeirização da economia para o mercado do futebol, e como ela pode contribuir para a promoção de ganhos financeiros, contábeis e esportivos para os clubes. A metodologia adotada inclui uma revisão crítica da literatura existente e a análise dos casos específicos do City Football Group e do Red Bull Football Group que adotaram estratégias de multi-club ownership. Os resultados indicam que essa estratégia se posiciona como um desdobramento da financeirização econômica para o futebol, e que pode promover impactos positivos no campo financeiro, contábil e desportivo dos clubes de seu portfólio, que estabelecem entre si uma forte rede integrativa. Entretanto, observa-se desafios ligados à diferenciação de ganhos entre as equipes do mesmo grupo.
Abstract: This paper aims to analyze the relationship between multi-club ownership strategy in football and the phenomenon of financialization and globalization of capital in the post-90s era, exploring the points of intersection between both processes. Through a multidisciplinary approach, combining theoretical analysis and case studies, we seek to understand how the multi-club ownership strategy is an extension of the financialization movement from the economy to the football market, and how it can contribute to promoting financial, accounting, and sporting gains for the clubs. The adopted methodology includes a critical review of existing literature and the analysis of specific cases of the City Football Group and the Red Bull Football Group that have adopted multi-club ownership strategies. The results indicate that this strategy positions itself as an unfolding of economic financialization for football, and that it can promote positive impacts in the financial, accounting, and sporting fields of the clubs in its portfolio, establishing a strong integrative network among them. However, challenges related to differentiating gains among teams within the same group are observed.
Palabras clave: Multi-club ownership
Financeirização
Globalização
Futebol
Red Bull
City Football Group
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AMÂNCIO, Luca Nicolau Carrijo Stefani. Globalização do futebol: uma análise da estratégia de multi-club ownership. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41930
Fecha de defensa: 23-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GlobalizaçãoFutebolAnálise.pdfTCC1.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.