Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41930
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Globalização do futebol: uma análise da estratégia de multi-club ownership
Alternate title (s): Globalization of Football: an analysis of the multi-club ownership strategy
Author: Amâncio, Luca Nicolau Carrijo Stefani
First Advisor: Santos, Julio Fernando Costa
First member of the Committee: Amaral, Marisa Silva
Second member of the Committee: Castilho, César Teixeira
Summary: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a estratégia de multi-club ownership no futebol e o fenômeno da financeirização e mundialização do capital no pós-90, explorando os pontos de intersecção entre ambos os processos. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, que combina análise teórica e estudos de caso, busca-se compreender como a estratégia de multi-club ownership é uma extensão do movimento de financeirização da economia para o mercado do futebol, e como ela pode contribuir para a promoção de ganhos financeiros, contábeis e esportivos para os clubes. A metodologia adotada inclui uma revisão crítica da literatura existente e a análise dos casos específicos do City Football Group e do Red Bull Football Group que adotaram estratégias de multi-club ownership. Os resultados indicam que essa estratégia se posiciona como um desdobramento da financeirização econômica para o futebol, e que pode promover impactos positivos no campo financeiro, contábil e desportivo dos clubes de seu portfólio, que estabelecem entre si uma forte rede integrativa. Entretanto, observa-se desafios ligados à diferenciação de ganhos entre as equipes do mesmo grupo.
Abstract: This paper aims to analyze the relationship between multi-club ownership strategy in football and the phenomenon of financialization and globalization of capital in the post-90s era, exploring the points of intersection between both processes. Through a multidisciplinary approach, combining theoretical analysis and case studies, we seek to understand how the multi-club ownership strategy is an extension of the financialization movement from the economy to the football market, and how it can contribute to promoting financial, accounting, and sporting gains for the clubs. The adopted methodology includes a critical review of existing literature and the analysis of specific cases of the City Football Group and the Red Bull Football Group that have adopted multi-club ownership strategies. The results indicate that this strategy positions itself as an unfolding of economic financialization for football, and that it can promote positive impacts in the financial, accounting, and sporting fields of the clubs in its portfolio, establishing a strong integrative network among them. However, challenges related to differentiating gains among teams within the same group are observed.
Keywords: Multi-club ownership
Financeirização
Globalização
Futebol
Red Bull
City Football Group
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: AMÂNCIO, Luca Nicolau Carrijo Stefani. Globalização do futebol: uma análise da estratégia de multi-club ownership. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41930
Date of defense: 23-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GlobalizaçãoFutebolAnálise.pdfTCC1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.