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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-8145-5743
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Metodologias ativas e o desenvolvimento de competências na área contábil - uma revisão sistemática
Autor(es): Oliveira, Giovanna Gomes Roma de
Primeiro orientador: Miranda, Gilberto José
Primeiro membro da banca: BLIND REVIEW
Segundo membro da banca: BLIND REVIEW
Resumo: No contexto universitário, os professores são reconhecidos como responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades dos alunos, num cenário onde a tecnologia impulsiona a evolução dos métodos educacionais. A International Accounting Education Standards Board (IAESB), desempenha um papel relevante na definição de normas e diretrizes para a formação de contadores em nível global. O estudo buscou identificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), quais metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento de competências na área contábil, definindo metodologias ativas como abordagens que colocam o estudante no centro da aprendizagem e estabelecendo competências como conhecimentos técnicos, habilidades e atitudes profissionais. Os resultados destacaram o Problem-Based Learning (PBL), Estudo de Caso e Aula Invertida como metodologias mais discutidas, com foco maior no desenvolvimento de habilidades do que em conhecimentos e atitudes. Metodologias menos conhecidas entre docentes, como Roleplay e Storytelling, foram pouco exploradas na pesquisa devido à falta de conhecimento dos professores. A pesquisa concluiu que os conhecimentos mais desenvolvidos foram os de contabilidade financeira, enquanto habilidades como resolução de problemas e comunicação se destacaram, e atitudes como julgamento profissional e ética foram também desenvolvidas. O resultado desse estudo não apenas beneficiará os professores na promoção de uma educação mais interativa e participativa, mas também contribuirá para a capacitação de profissionais mais alinhados com as demandas do mercado e para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.
Abstract: In the university context, teachers are recognized as responsible for developing students' skills, in a scenario where technology drives the evolution of educational methods. The International Accounting Education Standards Board (IAESB) plays a crucial role in defining standards and guidelines for the training of accountants globally. The study aimed to identify, through a systematic literature review (SLR), which active methodologies contribute to the development of competencies in the accounting field, defining active methodologies and approaches that place the student at the center of learning and establishing skills as technical knowledge, professional skills, and attitudes. The results highlighted Problem-Based Learning (PBL), Case Study, and Flipped Classroom as the most discussed methodologies, with greater focus on skill development rather than on knowledge and attitudes. Less well-known methodologies among teachers, such as Roleplay and Storytelling, were less explored in the research due to teachers' lack of knowledge. The research concluded that the most developed knowledge was in financial accounting, while skills such as problem-solving and communication stood out, and attitudes such as professional judgment and ethics were also developed. The outcome of this study will not only benefit teachers in promoting a more interactive and participatory education but will also contribute to the training of professionals more aligned with market demands and to the personal and professional growth of students.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Competências
Conhecimentos,
Contabilidade
Active methodologies
Competencies
Knowledge
Accounting
Habilidades e atitudes
Skills and attitudes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Giovanna Gomes Roma de. Metodologias ativas e o desenvolvimento de competências na área contábil - uma revisão sistemática. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41834
Data de defesa: 12-Mar-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

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