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dc.creatorOliveira, Giovanna Gomes Roma de-
dc.date.accessioned2024-07-25T18:24:50Z-
dc.date.available2024-07-25T18:24:50Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Giovanna Gomes Roma de. Metodologias ativas e o desenvolvimento de competências na área contábil - uma revisão sistemática. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41834-
dc.description.abstractIn the university context, teachers are recognized as responsible for developing students' skills, in a scenario where technology drives the evolution of educational methods. The International Accounting Education Standards Board (IAESB) plays a crucial role in defining standards and guidelines for the training of accountants globally. The study aimed to identify, through a systematic literature review (SLR), which active methodologies contribute to the development of competencies in the accounting field, defining active methodologies and approaches that place the student at the center of learning and establishing skills as technical knowledge, professional skills, and attitudes. The results highlighted Problem-Based Learning (PBL), Case Study, and Flipped Classroom as the most discussed methodologies, with greater focus on skill development rather than on knowledge and attitudes. Less well-known methodologies among teachers, such as Roleplay and Storytelling, were less explored in the research due to teachers' lack of knowledge. The research concluded that the most developed knowledge was in financial accounting, while skills such as problem-solving and communication stood out, and attitudes such as professional judgment and ethics were also developed. The outcome of this study will not only benefit teachers in promoting a more interactive and participatory education but will also contribute to the training of professionals more aligned with market demands and to the personal and professional growth of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectConhecimentos,pt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectCompetenciespt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectHabilidades e atitudespt_BR
dc.subjectSkills and attitudespt_BR
dc.titleMetodologias ativas e o desenvolvimento de competências na área contábil - uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Gilberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3004130380690632pt_BR
dc.contributor.referee1BLIND REVIEW-
dc.contributor.referee1LattesBLIND REVIEWpt_BR
dc.contributor.referee2BLIND REVIEW-
dc.contributor.referee2LattesBLIND REVIEWpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo contexto universitário, os professores são reconhecidos como responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades dos alunos, num cenário onde a tecnologia impulsiona a evolução dos métodos educacionais. A International Accounting Education Standards Board (IAESB), desempenha um papel relevante na definição de normas e diretrizes para a formação de contadores em nível global. O estudo buscou identificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), quais metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento de competências na área contábil, definindo metodologias ativas como abordagens que colocam o estudante no centro da aprendizagem e estabelecendo competências como conhecimentos técnicos, habilidades e atitudes profissionais. Os resultados destacaram o Problem-Based Learning (PBL), Estudo de Caso e Aula Invertida como metodologias mais discutidas, com foco maior no desenvolvimento de habilidades do que em conhecimentos e atitudes. Metodologias menos conhecidas entre docentes, como Roleplay e Storytelling, foram pouco exploradas na pesquisa devido à falta de conhecimento dos professores. A pesquisa concluiu que os conhecimentos mais desenvolvidos foram os de contabilidade financeira, enquanto habilidades como resolução de problemas e comunicação se destacaram, e atitudes como julgamento profissional e ética foram também desenvolvidas. O resultado desse estudo não apenas beneficiará os professores na promoção de uma educação mais interativa e participativa, mas também contribuirá para a capacitação de profissionais mais alinhados com as demandas do mercado e para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode164350079-
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