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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41808
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Title: | Química aplicada à investigação da autenticidade de obras de arte: uma revisão bibliográfica |
Alternate title (s): | Chemistry applied to the investigation of the authenticity of works of art: a literature review |
Author: | Silva, Rafael Pereira da |
First Advisor: | Munoz, Rodrigo Alejandro Abarza |
First member of the Committee: | Petruci, João Flávio da Silveira |
Second member of the Committee: | Santana, Mário Henrique Palis |
Summary: | O crime de falsificação de patrimônio artístico-cultural opera sob uma ideia bastante simples: produzir uma obra e comercializá-la como se fosse pertencente a outro autor, ou originária de outra época/local longínquo; a fins de lucrar com o renome alheio ou apreço por culturas estrangeiras/extintas. Sabe-se que a prática da falsificação de bens é extremamente antiga: desde o surgimento do dinheiro há registros de falsificação e adulteração de produtos. Com o crescimento do comércio de relíquias e obras de arte na era moderna, a falsificação dessa classe de bens ganhou tração, devido às enormes quantias de dinheiro envolvidas nas transações e à obscuridade e falta de transparência inerentes ao mercado de arte. Experts em produção artística e história da arte fazem o possível para conter a disseminação de falsificações a partir da construção de catálogos de obras; análise das técnicas utilizadas e sua coerência com a evidência histórica, dentre outras tratativas, mas têm sucesso moderado devido ao volume de obras suspeitas e qualidade fina de algumas falsificações, dentre outras limitações. Neste contexto, a química surge então como complemento na investigação de falsificação de obras de arte, oferecendo uma visão menos subjetiva, oriunda do robusto embasamento científico dos resultados das análises instrumentais empregadas. Este trabalho busca apresentar exemplos de como a química é utilizada na identificação de falsificações em obras de arte e objetos de interesse histórico-cultural, introduzindo as técnicas utilizadas na investigação forense e seus prós e contras; por meio do estudo de casos reportados na literatura, com o objetivo de compartilhar aplicações menos conhecidas de técnicas de análise comuns, valorizando assim a ciência forense e sua interdisciplinaridade, demonstrando a importância do investimento em ciência e tecnologia no combate ao crime. |
Abstract: | The forgery of artistic and cultural heritage objects operates under a very simple idea: to produce a piece and sell it as if it belongs to another author or came from another distant time or place; making a profit over someone else's name or over the appeal of exotic/foreign cultures. It has been known that the practice of forgery it's extremely old: ever since the invention of currency there's record of faked and counterfeited goods. In the modern era, as the market for relics and artwork grew, the forgery of this type of goods gained traction as a consequence of the enormous amounts of money involved in these transactions and the lack of transparency inherent to the art market. Professional artists and art historians do their best to keep fakes from being commercialized by making artists' artwork catalogs, analysis of the techniques used by the author and its coherence to historical evidence, alongside other endeavors; unfortunately to moderate success, thanks to the volume of suspicious works and fine quality of some forgeries, among other limitations. In this context, chemistry appears as complementary to the investigation of art forgery, offering a less subjective point of view, due to the robust scientific basis of the results obtained in the instrumental analyses employed. This work aims to present examples of how chemistry is used to detect forgeries in artistic, historical, and cultural objects; introducing techniques employed in forensic studies and their pros and cons, by showing case studies, with the objective to share uncommon applications of commonly used analysis techniques, valuing forensic science and its interdisciplinarity, revealing the importance of investing in science and technology to fight crime. |
Keywords: | Falsificação de obras de arte Química forense Espectroscopia Art forgery Forensic chemistry Spectroscopy |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Rafael Pereira da. Química aplicada à investigação da autenticidade de obras de arte: uma revisão bibliográfica. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41808 |
Date of defense: | 1-Apr-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Química Industrial |
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