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dc.creatorSilva, Rafael Pereira da-
dc.date.accessioned2024-07-25T13:37:46Z-
dc.date.available2024-07-25T13:37:46Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Pereira da. Química aplicada à investigação da autenticidade de obras de arte: uma revisão bibliográfica. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41808-
dc.description.abstractThe forgery of artistic and cultural heritage objects operates under a very simple idea: to produce a piece and sell it as if it belongs to another author or came from another distant time or place; making a profit over someone else's name or over the appeal of exotic/foreign cultures. It has been known that the practice of forgery it's extremely old: ever since the invention of currency there's record of faked and counterfeited goods. In the modern era, as the market for relics and artwork grew, the forgery of this type of goods gained traction as a consequence of the enormous amounts of money involved in these transactions and the lack of transparency inherent to the art market. Professional artists and art historians do their best to keep fakes from being commercialized by making artists' artwork catalogs, analysis of the techniques used by the author and its coherence to historical evidence, alongside other endeavors; unfortunately to moderate success, thanks to the volume of suspicious works and fine quality of some forgeries, among other limitations. In this context, chemistry appears as complementary to the investigation of art forgery, offering a less subjective point of view, due to the robust scientific basis of the results obtained in the instrumental analyses employed. This work aims to present examples of how chemistry is used to detect forgeries in artistic, historical, and cultural objects; introducing techniques employed in forensic studies and their pros and cons, by showing case studies, with the objective to share uncommon applications of commonly used analysis techniques, valuing forensic science and its interdisciplinarity, revealing the importance of investing in science and technology to fight crime.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFalsificação de obras de artept_BR
dc.subjectQuímica forensept_BR
dc.subjectEspectroscopiapt_BR
dc.subjectArt forgerypt_BR
dc.subjectForensic chemistrypt_BR
dc.subjectSpectroscopypt_BR
dc.titleQuímica aplicada à investigação da autenticidade de obras de arte: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.title.alternativeChemistry applied to the investigation of the authenticity of works of art: a literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Munoz, Rodrigo Alejandro Abarza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884149595277368pt_BR
dc.contributor.referee1Petruci, João Flávio da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4196654089462606pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Mário Henrique Palis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5312645546855072pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3830121411987781pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO crime de falsificação de patrimônio artístico-cultural opera sob uma ideia bastante simples: produzir uma obra e comercializá-la como se fosse pertencente a outro autor, ou originária de outra época/local longínquo; a fins de lucrar com o renome alheio ou apreço por culturas estrangeiras/extintas. Sabe-se que a prática da falsificação de bens é extremamente antiga: desde o surgimento do dinheiro há registros de falsificação e adulteração de produtos. Com o crescimento do comércio de relíquias e obras de arte na era moderna, a falsificação dessa classe de bens ganhou tração, devido às enormes quantias de dinheiro envolvidas nas transações e à obscuridade e falta de transparência inerentes ao mercado de arte. Experts em produção artística e história da arte fazem o possível para conter a disseminação de falsificações a partir da construção de catálogos de obras; análise das técnicas utilizadas e sua coerência com a evidência histórica, dentre outras tratativas, mas têm sucesso moderado devido ao volume de obras suspeitas e qualidade fina de algumas falsificações, dentre outras limitações. Neste contexto, a química surge então como complemento na investigação de falsificação de obras de arte, oferecendo uma visão menos subjetiva, oriunda do robusto embasamento científico dos resultados das análises instrumentais empregadas. Este trabalho busca apresentar exemplos de como a química é utilizada na identificação de falsificações em obras de arte e objetos de interesse histórico-cultural, introduzindo as técnicas utilizadas na investigação forense e seus prós e contras; por meio do estudo de casos reportados na literatura, com o objetivo de compartilhar aplicações menos conhecidas de técnicas de análise comuns, valorizando assim a ciência forense e sua interdisciplinaridade, demonstrando a importância do investimento em ciência e tecnologia no combate ao crime.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímica Industrialpt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química Industrial

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