Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41716
Tipo do documento: Anais de evento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: III Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na Educação Básica
Resumo: O Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação é uma ação vinculada ao “Programa Institucional Diário de Ideias” e ao Grupo de Pesquisa Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade que tem como objetivo promover reflexões sobre experiências inovadoras no campo da Educação Básica. O presente evento foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). A metodologia “Diário de Ideias” para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com seus princípios e ações que envolvem o experienciar, registrar e compartilhar tem contribuído para favorecer a expressão da criatividade na aprendizagem e no ensino, bem como desenvolver e potencializar a subjetividade dos aprendizes da Educação Básica. A partir dessa proposta e seus impactos na educação, tivemos a oportunidade de realizar um Seminário com ampla discussão sobre a implementação da metodologia “Diário de Ideias” e outras experiências criativas e inovadoras no campo da educação. O evento abarcou oficinas e mesas-redondas com discussões a partir de uma perspectiva cultural-histórica da criatividade, reunindo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para o exercício da dialogicidade com professores e estudantes da Educação Básica, do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação) e demais integrantes da comunidade escolar. No presente material, apresentamos os resumos dos trabalhos, cuja autoria e revisão linguístico-teórica foi de total responsabilidade dos autores das propostas submetidas ao III Seminário Diário de Ideias. Os Grupos de Discussão Temática mantiveram os objetivos das edições anteriores: discutir trabalhos que envolvessem, em alguma medida, criatividade na aprendizagem, no ensino e na formação de professores; por isso, propusemos dois eixos, a saber: 1- Experiências criativas no processo de ensino-aprendizagem; 2- Experiências na formação de professores: reflexões sobre experiências inovadoras no campo da Educação Básica. Foram momentos produtivos para discutir e refletir sobre desafios a serem enfrentados no âmbito da Educação Básica.
Palavras-chave: Inovação
Criatividade
Subjetividade
Leitura
Escrita
Linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Organizador(es): Luciana Soares Muniz
Pâmela Faria Oliveira
Vaneide Corrêa Dornellas
Editora: Eseba/UFU
Referência: MUNIZ, Luciana Soares (org.). ANAIS DO III SEMINÁRIO DIÁRIO DE IDEIAS: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO, 2024, Uberlândia. Anais Eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2024, 185 p.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41716
ISSN: 2965-4696
Última página do volume: 185
Primeira página do volume: 10
Ano de Publicação: 2024
Aparece nas coleções:ANAIS - Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Terceiro Seminário_2024 (2).pdf294.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.