Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2024-07-19T14:18:09Z-
dc.date.available2024-07-19T14:18:09Z-
dc.identifier.citationMUNIZ, Luciana Soares (org.). ANAIS DO III SEMINÁRIO DIÁRIO DE IDEIAS: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO, 2024, Uberlândia. Anais Eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2024, 185 p.pt_BR
dc.identifier.issn2965-4696pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41716-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEseba/UFUpt_BR
dc.relation.ispartofIII Seminário Diário de Ideias: Inovação e Criatividade na Educação Básicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleIII Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na Educação Básicapt_BR
dc.typeAnais de eventopt_BR
dc.citation.epage185pt_BR
dc.citation.spage10pt_BR
dc.date.achievement2024-06-04-
dc.description.issuenumber3pt_BR
dc.description.resumoO Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação é uma ação vinculada ao “Programa Institucional Diário de Ideias” e ao Grupo de Pesquisa Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade que tem como objetivo promover reflexões sobre experiências inovadoras no campo da Educação Básica. O presente evento foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). A metodologia “Diário de Ideias” para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com seus princípios e ações que envolvem o experienciar, registrar e compartilhar tem contribuído para favorecer a expressão da criatividade na aprendizagem e no ensino, bem como desenvolver e potencializar a subjetividade dos aprendizes da Educação Básica. A partir dessa proposta e seus impactos na educação, tivemos a oportunidade de realizar um Seminário com ampla discussão sobre a implementação da metodologia “Diário de Ideias” e outras experiências criativas e inovadoras no campo da educação. O evento abarcou oficinas e mesas-redondas com discussões a partir de uma perspectiva cultural-histórica da criatividade, reunindo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para o exercício da dialogicidade com professores e estudantes da Educação Básica, do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação) e demais integrantes da comunidade escolar. No presente material, apresentamos os resumos dos trabalhos, cuja autoria e revisão linguístico-teórica foi de total responsabilidade dos autores das propostas submetidas ao III Seminário Diário de Ideias. Os Grupos de Discussão Temática mantiveram os objetivos das edições anteriores: discutir trabalhos que envolvessem, em alguma medida, criatividade na aprendizagem, no ensino e na formação de professores; por isso, propusemos dois eixos, a saber: 1- Experiências criativas no processo de ensino-aprendizagem; 2- Experiências na formação de professores: reflexões sobre experiências inovadoras no campo da Educação Básica. Foram momentos produtivos para discutir e refletir sobre desafios a serem enfrentados no âmbito da Educação Básica.pt_BR
dc.local.achievementUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.localUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.relation.creatorIII Seminário Diário de Ideias: Inovação e Criatividade na Educação Básicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.organizerLuciana Soares Munizpt_BR
dc.contributor.organizerPâmela Faria Oliveirapt_BR
dc.contributor.organizerVaneide Corrêa Dornellaspt_BR
dc.date.startevent2024-06-04-
dc.date.endevent2024-06-06-
dc.date.authorization2024pt_BR
Appears in Collections:ANAIS - Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Terceiro Seminário_2024 (2).pdf294.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.