Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41675
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-8217-1615 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Arte na abordagem da Ditadura Militar Brasileira no livro didático História.doc (PNLD 2020-2023) |
Título(s) alternativo(s): | Art in the approach of the Brazilian Military Dictatorship in the textbook História.doc (PNLD 2020-2023) |
Autor(es): | Pacola, Laryssa Maria Dreher |
Primeiro orientador: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Morais, Sérgio Paulo |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Bráulio Severino |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo principal analisar criticamente como o livro didático escolhido pela Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa (Polivalente) da cidade de Uberlândia-MG, no PNLD 2020/2023, e utilizado como recurso didático em aulas de História, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, mobiliza elementos do campo das Artes (teatro, cinema, música, pintura e artes plásticas) na abordagem do tema da Ditadura Militar no Brasil. A metodologia de investigação entrecruzou a observação do cotidiano escolar e a análise de conteúdo do livro didático, bem como pesquisa bibliográfica sobre produção e usos de livros didáticos de História no Brasil na contemporaneidade. Como fontes de pesquisa recorro aos relatórios de estágios e anotações por mim realizadas ao longo de três semestres letivos, período em que permaneci na escola como estagiária, e ao volume 9 da coleção de livros didáticos História.doc desenvolvido por Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria e Daniela Buono Calainho, publicado pela editora Saraiva em 2018. |
Abstract: | The main objective of this article is to critically analyze how the textbook chosen by the Guiomar de Freitas Costa State School (Polivalente) in the city of Uberlândia-MG, in the PNLD 2020/2023, and used as a teaching resource in History classes, for 9th grade classes, mobilizes elements from the field of Arts (theater, cinema, music, painting and plastic arts) in approaching the theme of the Military Dictatorship in Brazil. The research methodology involved observation of everyday school life and content analysis of the textbook, as well as bibliographical research into the production and use of history textbooks in contemporary Brazil. As research sources, I turned to the internship reports and notes I took over the course of three school semesters, during which time I remained at the school as an intern, and to volume 9 of the História.doc textbook collection developed by Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria and Daniela Buono Calainho, published by Saraiva in 2018. |
Palavras-chave: | Ensino de História Livros didáticos Ditadura militar no Brasil Arte Cultura escolar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PACOLA, Laryssa Maria Dreher. Arte na abordagem da Ditadura Militar Brasileira no livro didático História.doc (PNLD 2020-2023). 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41675 |
Data de defesa: | 4-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArteAbordagemDitadura.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons