Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacola, Laryssa Maria Dreher-
dc.date.accessioned2024-07-17T17:56:28Z-
dc.date.available2024-07-17T17:56:28Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationPACOLA, Laryssa Maria Dreher. Arte na abordagem da Ditadura Militar Brasileira no livro didático História.doc (PNLD 2020-2023). 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41675-
dc.description.abstractThe main objective of this article is to critically analyze how the textbook chosen by the Guiomar de Freitas Costa State School (Polivalente) in the city of Uberlândia-MG, in the PNLD 2020/2023, and used as a teaching resource in History classes, for 9th grade classes, mobilizes elements from the field of Arts (theater, cinema, music, painting and plastic arts) in approaching the theme of the Military Dictatorship in Brazil. The research methodology involved observation of everyday school life and content analysis of the textbook, as well as bibliographical research into the production and use of history textbooks in contemporary Brazil. As research sources, I turned to the internship reports and notes I took over the course of three school semesters, during which time I remained at the school as an intern, and to volume 9 of the História.doc textbook collection developed by Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria and Daniela Buono Calainho, published by Saraiva in 2018.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDitadura militar no Brasilpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.titleArte na abordagem da Ditadura Militar Brasileira no livro didático História.doc (PNLD 2020-2023)pt_BR
dc.title.alternativeArt in the approach of the Brazilian Military Dictatorship in the textbook História.doc (PNLD 2020-2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Bráulio Severino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8651580390526273pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo principal analisar criticamente como o livro didático escolhido pela Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa (Polivalente) da cidade de Uberlândia-MG, no PNLD 2020/2023, e utilizado como recurso didático em aulas de História, para turmas de 9° ano do ensino fundamental, mobiliza elementos do campo das Artes (teatro, cinema, música, pintura e artes plásticas) na abordagem do tema da Ditadura Militar no Brasil. A metodologia de investigação entrecruzou a observação do cotidiano escolar e a análise de conteúdo do livro didático, bem como pesquisa bibliográfica sobre produção e usos de livros didáticos de História no Brasil na contemporaneidade. Como fontes de pesquisa recorro aos relatórios de estágios e anotações por mim realizadas ao longo de três semestres letivos, período em que permaneci na escola como estagiária, e ao volume 9 da coleção de livros didáticos História.doc desenvolvido por Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria e Daniela Buono Calainho, publicado pela editora Saraiva em 2018.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode163857335-
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArteAbordagemDitadura.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons