Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAvelar, Daniel França de-
dc.date.accessioned2024-07-17T17:49:43Z-
dc.date.available2024-07-17T17:49:43Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationAVELAR, Daniel França de. O Painel Tiradentes, a autonomia e o papel social da arte. 2023. 58 f. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41673-
dc.description.abstractThe present work of conclusion proposes to analyze the work of Tiradentes Panel by Candido Portinari, considering issues that involve, above all, the dilemmas around the historical notions of art autonomy and the social role of art. There is an effort to use the Hegelian-Marxist method for the investigation, considering some precedents that involve the category of autonomy of art as a consolidated notion in bourgeois societies, the relationship of social realism and its association with figurativism, the disputes in the within organizations of the Brazilian radical left that involved the artistic issue linked to a social project, in addition to the content/form relationship contained in the work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCandido Portinaript_BR
dc.subjectArte autônomapt_BR
dc.subjectPráxis-vital artísticapt_BR
dc.subjectAutonomous artpt_BR
dc.subjectArtistic praxis-vitalpt_BR
dc.titleO painel Tiradentes, a autonomia e o papel social da artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Marco Antonio Pasqualini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236535095408406pt_BR
dc.contributor.referee1Miyoshi, Alexander Gaiotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981185480823685pt_BR
dc.contributor.referee2Boaventura, Maria Carolina Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5199036435753516pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe analisar a obra do Painel Tiradentes de Candido Portinari, considerando questões que envolvem, sobretudo, os dilemas em torno das noções históricas de autonomia da arte e o papel social da arte. Há o esforço por se utilizar do método hegeliano-marxista para o estudo do caso, considerando alguns precedentes que envolvem a categoria de autonomia da arte enquanto noção consolidada nas sociedades burguesas, a relação do realismo social ao seu vínculo com o figurativismo, as disputas no seio das organizações da esquerda radical brasileira que envolviam a questão artística vinculada a um projeto social, além da relação conteúdo/forma contida na obra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTEpt_BR
dc.orcid.putcode163854865-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PainelTiradentesAutonomia.pdfTCC11.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.