Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41652
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
Autor(es): Neves, Macsiel Nunes Lima
Primeiro orientador: Gelamo, Emerson Luiz
Primeiro membro da banca: Auth, Milton Antonio
Segundo membro da banca: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal descrever uma atividade desenvolvida e apresentar algumas propostas de atividades que abordam o tema Radiações Eletromagnéticas (RE) no Ensino Médio, de maneira contextualizada, através do uso de notícias científicas veiculadas nos meios de comunicação e da utilização de recursos didáticos variados para potencializar o aprendizado do tópico. Foi dada ênfase na desmistificação de diversas fake news relacionadas ao uso/aplicação das RE em situações cotidianas, principalmente as propagadas durante a pandemia da COVID-19. Para a fundamentação teórica do tema, foram feitas Revisões Bibliográficas de trabalhos pulicados nos eventos SNEF e EPEF, além de artigos científicos e e-books que tratam da parte técnica sobre as RE. Os resultados positivos obtidos pelo autor deste trabalho através de uma abordagem do tópico em um cursinho (AFIN) no ano de 2023, assim como as possibilidades e as potencialidades das atividades apresentadas e descritas nesta Monografia, evidenciam a importância de um ensino de Física voltado para uma sólida alfabetização científica dos estudantes, contribuindo para sua formação cidadã, conforme preconizado nas diretrizes educacionais da Educação Básica brasileira.
Abstract: The main goal of this work is to describe an activity developed and present some proposals for activities that approach the topic of Electromagnetic Radiation (ER), in high school, in a contextualized way, through the use of scientific news broadcast in the media and the use of varied teaching resources to enhance learning on the topic. Emphasis was placed on demystifying various pieces of fake news related to the use/application of ER in everyday situations, especially those propagated during the COVID-19 pandemic. In order to provide a theoretical foundation for the topic, we reviewed papers published at the SNEF and EPEF events, as well as scientific articles and e-books dealing with the technical side of ER. The positive results obtained by the author of this work through an approach to the topic in a course (AFIN) in the year 2023, as well as the possibilities and potential of the activities presented and described in this Academic Study, highlight the importance of teaching Physics aimed at a solid scientific literacy of students, contributing to their citizen formation, as recommended in the Educational Guidelines of Brazilian Basic Education.
Palavras-chave: Ensino de física
Physics teaching
Radiações eletromagnéticas
Electromagnetic radiation
Fake news
Fake News
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NEVES, Macsiel Nunes Lima. Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41652
Data de defesa: 24-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Física (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AbordagemTemaRadiações.pdfTCC5.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons