Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNeves, Macsiel Nunes Lima-
dc.date.accessioned2024-07-15T17:24:38Z-
dc.date.available2024-07-15T17:24:38Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationNEVES, Macsiel Nunes Lima. Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41652-
dc.description.abstractThe main goal of this work is to describe an activity developed and present some proposals for activities that approach the topic of Electromagnetic Radiation (ER), in high school, in a contextualized way, through the use of scientific news broadcast in the media and the use of varied teaching resources to enhance learning on the topic. Emphasis was placed on demystifying various pieces of fake news related to the use/application of ER in everyday situations, especially those propagated during the COVID-19 pandemic. In order to provide a theoretical foundation for the topic, we reviewed papers published at the SNEF and EPEF events, as well as scientific articles and e-books dealing with the technical side of ER. The positive results obtained by the author of this work through an approach to the topic in a course (AFIN) in the year 2023, as well as the possibilities and potential of the activities presented and described in this Academic Study, highlight the importance of teaching Physics aimed at a solid scientific literacy of students, contributing to their citizen formation, as recommended in the Educational Guidelines of Brazilian Basic Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectRadiações eletromagnéticaspt_BR
dc.subjectElectromagnetic radiationpt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.titleAbordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gelamo, Emerson Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645339553736022pt_BR
dc.contributor.referee1Auth, Milton Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729pt_BR
dc.contributor.referee2Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175968651012841pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal descrever uma atividade desenvolvida e apresentar algumas propostas de atividades que abordam o tema Radiações Eletromagnéticas (RE) no Ensino Médio, de maneira contextualizada, através do uso de notícias científicas veiculadas nos meios de comunicação e da utilização de recursos didáticos variados para potencializar o aprendizado do tópico. Foi dada ênfase na desmistificação de diversas fake news relacionadas ao uso/aplicação das RE em situações cotidianas, principalmente as propagadas durante a pandemia da COVID-19. Para a fundamentação teórica do tema, foram feitas Revisões Bibliográficas de trabalhos pulicados nos eventos SNEF e EPEF, além de artigos científicos e e-books que tratam da parte técnica sobre as RE. Os resultados positivos obtidos pelo autor deste trabalho através de uma abordagem do tópico em um cursinho (AFIN) no ano de 2023, assim como as possibilidades e as potencialidades das atividades apresentadas e descritas nesta Monografia, evidenciam a importância de um ensino de Física voltado para uma sólida alfabetização científica dos estudantes, contribuindo para sua formação cidadã, conforme preconizado nas diretrizes educacionais da Educação Básica brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbordagemTemaRadiações.pdfTCC5.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons