Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41638
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-9698-5765
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Pensar a poesia permutante: Julio Cortázar com Arnaldo Antunes
Título (s) alternativo (s): Think about permutant poetry: Julio Cortázar with Arnaldo Antunes
Autor: Santos, Marina Valesquino Affonso dos
Primer orientador: Soares, Leonardo Francisco
Primer miembro de la banca: Amitrano, Georgia Cristina
Segundo miembro de la banca: Andrade, Paulo Fonseca
Tercer miembro de la banca: Miguel, Fernanda Valim Cortês
Cuarto miembro de la banca: Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil
Resumen: Pensar a poesia permutante consiste em trabalhar com a ideia do jogo presente em duas unidades básicas: uma, no romance O jogo da amarelinha de Julio Cortázar e, em outra, no livro de poemas 2 ou + corpos no mesmo espaço de Arnaldo Antunes. O propósito é analisar as permutações possíveis para verificar as pontes lógicas, sintáticas, rítmicas entre o romance de Julio Cortázar e a poesia de Arnaldo Antunes, fato que sugere perscrutar a materialidade linguística em sua varredura pelos limites fronteiriços das Artes, uma vez que em ambos é notável este trânsito. A intenção é respeitar uma ordem que vislumbre uma reflexão teórica-filosófica-literária sobre pontos de contato que potencializam a concepção de jogo como ingrediente sedutor para a liberdade, seriedade e regência do mapeamento performático do espaço de atuação – a cidade literária. Indicar a precisão de um sistema permutante que conecte a performance da poesia à performance da prosa significa apontar a importância de blocos temáticos de estudos sobre operações técnicas-artísticas que se inspiraram no intercâmbio entre História, Filosofia, Literatura e Artes ao incluir a palavra como ferramenta/conteúdo do objeto artístico, e como tonalidade fundamental para um campo experimental. Dessa forma, tem-se os seguintes questionamentos: primeiro, a performance compreendida como atuação e abertura para uma nova realidade de leitura (em que o observador é parte importante do processo) pode, realmente, ser considerada fator determinante para a participação ativa do leitor? Segue o segundo questionamento que complementa o primeiro: a ordem fragmentária, própria de algumas propostas das Artes Visuais, que põe em relevo colagens, justaposições e sobreposições, possibilita o desenvolvimento da escrita de um texto original e coopera para a afirmação de que a literatura pode ser coextensiva com outras artes? As duas questões anteriores remetem à centralidade de toda essa trajetória: pensar a poesia como um sistema permutante que viabiliza entreligar a relação entre poesia e prosa permitirá ao leitor reconhecer como o poema pensa as coisas, e como essas coisas podem se tornar o espelho de certa realidade? A pontualidade teórica parte dos instrumentos de trabalho dos escritores: publicações vistas como elementos indispensáveis para o estudo da obra e da visão literária; segue se comunicando com os estudos sobre a correspondência das Artes, elaborados por Étienne Souriau; a literatura percebida nos limites de um campo experimental, como máquina performática, por Gonzalo Aguilar e Mario Cámara; as noções de jogo de Johan Huizinga e de Martin Heidegger oferecem modelos para o saber com propriedade de dignidade antropológica e fenomenológica; Gilles Deleuze/Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Vilém Flusser, Werner Heisenberg tecem a base para a relação entre Literatura, Poesia, Física e Filosofia. Teorias que entrecruzam desempenho/estrutura/invenção/atenção filosófica, histórica e literária segundo o mesmo nível de seriedade, brincadeira e comprometimento dedicado na ambientação cartográfica para o jogo, no qual a relação entre processo e resultado se guiará pela ordem inusitada sugerida por Julio Cortázar: “jugar poesia es jugar a pleno”.
Abstract: Thinking about permutant poetry consists of working with the idea of the game present in two basic units: one, in the novel O jogo da amarelinha by Julio Cortázar and, in the other, in the book of poems 2 ou + corpos no mesmo espaço by Arnaldo Antunes. The purpose is to analyze the possible permutations to verify the logical, syntactic and rhythmic bridges between Julio Cortázar's novel and Arnaldo Antunes' poetry, a fact that suggests scrutinizing linguistic materiality in its sweep across the border limits of the Arts, since this transit is notable in both. The intention is to respect na order that envisions a theoretical-philosophical-literary reflection on points of contact that enhance the conception of play as a seductive ingredient for freedom, seriousness and the governance of the performative mapping of the acting space – the literary city. Indicating the precision of na exchange system that connects the performance of poetry to the performance of prose means pointing out the importance of thematic blocks of studies on technical-artistic operations that were inspired by the exchange between History, Philosophy, Physics, Literature and Arts by including the word as a tool/content of the artistic object, and as a fundamental tone for na experimental field. Thus, the following questions arise: first, performance understood as acting and opening up to a new reality of reading (in which the observer is an important part of the process) can actually be considered a determining factor for the active participation of the reader? Here is the second question that complements the first: the fragmentary order, characteristic of some proposals in the Visual Arts, which highlights collages, juxtapositions and overlaps, enables the development of writing an original text and contributes to the affirmation that literature can be coextensive with other arts? The two previous questions refer to the centrality of this entire trajectory: thinking of poetry as an exchange system that makes it possible to link the relation between poetry and prose will allow the reader to recognize how the poem thinks about things, and how these things can become the mirror of a certain reality? Theoretical punctuality comes from the writers' working instruments: publications seen as indispensable elements for the study of the work and literary vision; continues to communicate with studies on the correspondence of Arts, elaborated by Étienne Souriau; Literature preceived within the limits of an experimental field, as a performance machine, by Gonzalo Aguilar and Mario Cámara; Johan Huizinga and Martin Heidegger's notions of play offer models for Knowledge with anthropological and phenomenological dignity; Gilles Deleuze/Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Vilém Flusser, Werner Heisenberg weave the basis for the relation between Literature, Poetry, Physics and Philosophy. Theories that intertwine philosophical, historical and literary performance/structure/invention/attention according to the same level of seriousness, playfulness and commitment dedicated to the cartographic setting for the game, in which the relationship between process and result will be guided by the unusual order suggested by Julio Cortázar: “jugar poesia es jugar a pleno”.
Palabras clave: Julio Cortázar
Arnaldo Antunes
Poesia
Performance
Jogo
Poetry
Literatura
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Tema: Lteratura
Cortazar, Julio, 1914-1984 - Crítica e interpretação
Antunes, Arnaldo, 1960- - Crítica e interpretação
Poesia popular brasileira
Intercâmbio de publicações
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: SANTOS, Marina Valesquino Affonso dos. Pensar a poesia permutante: Julio Cortázar com Arnaldo Antunes. 2024. 268 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5009.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5009
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41638
Fecha de defensa: 6-feb-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Literários

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