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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41621
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Crítica ao perfil formativo da base nacional comum curricular de língua portuguesa |
Autor: | Zecchinelli, Fernanda Cavalheiro |
Primer orientador: | Borges Netto, Mario |
Primer miembro de la banca: | Lucena, Carlos Alberto |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Marco Aurélio Gomes de |
Resumen: | A presente monografia tem como foco a crítica ao currículo de Língua Portuguesa presente na Base Nacional Comum Curricular, a partir da análise documental alinhada ao método marxista, isto é, ao Materialismo Histórico Dialético (Marx, 2009). Nosso objetivo foi fazer o levantamento e a posterior crítica ao perfil formativo dos estudantes proposto pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), desde a sua origem e sua institucionalização no país. Nesse sentido, centraliza-se especialmente à etapa do Ensino Fundamental - Anos Finais de Língua Portuguesa. Dessa forma, esta pesquisa fundamenta-se na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2013a), da categoria de objetivações genéricas para si, (Duarte, 2013) e da reflexão sobre ensino de Língua (Britto, 2012). Nesse viés, a Base Nacional Comum Curricular, instituída em 2017 pelo governo federal, está ancorada na perspectiva sócio-econômica do neoliberalismo, da pedagogia nova - Pedagogia das Competências - e do lema “aprender a aprender”. Assim, a BNCC não forma os estudantes para a sua emancipação, libertação e seu desenvolvimento integral como gênero humano, isto é, a objetivação genérica para si, mas sim objetiva um ensino esvaziado de conteúdos e a formação de sujeitos conformados e adaptáveis à realidade social e econômica, ou seja, à formação voltada para o desemprego. |
Abstract: | This monograph focuses on criticizing the Portuguese Language curriculum, referring to a documentary analysis aligned with the Marxist method, that is, Dialectical Historical Materialism (Marx, 2009), and aims to survey and subsequently criticize the proposed training profile of students. by the National Common Curricular Base (BNCC, 2018), since its origin and institutionalization in the country. In this sense, it focuses especially on the Elementary School stage - Final Years of Portuguese Language. Thus, this research is based on the perspective of Historical-Critical Pedagogy (Saviani, 2013a), the category of generic objectification for oneself, (Duarte, 2013), and reflection on language teaching (Britto, 2012). In this sense, the National Common Curricular Base, established in 2017 by the federal government, is anchored in the socio-economic perspective of neoliberalism, new pedagogy - Pedagogy of Skills - and the motto “learning to learn”. Thus, the BNCC does not train students for their emancipation, liberation, and integral development as a human race, that is, generic objectification for themselves, but rather aims for teaching devoid of content and the formation of subjects who conform and adapt to social reality. and economic, that is, training aimed at unemployment. |
Palabras clave: | Base nacional comum curricular . National common curricular base s. Linguagem Portuguese language Neoliberalismo Neoliberalism Pedagogia das competências Pedagogy of the competence Pedagogia histórico crítica |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ZECCHINELLI, Fernanda Cavalheiro. Crítica ao perfil formativo da base nacional comum curricular de língua portuguesa. 2024. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa com Domínio de Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41621 |
Fecha de defensa: | 3-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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CríticaPerfilFormativo.pdf | TCC | 588.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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