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dc.creatorZecchinelli, Fernanda Cavalheiro-
dc.date.accessioned2024-07-12T16:58:13Z-
dc.date.available2024-07-12T16:58:13Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.citationZECCHINELLI, Fernanda Cavalheiro. Crítica ao perfil formativo da base nacional comum curricular de língua portuguesa. 2024. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa com Domínio de Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41621-
dc.description.abstractThis monograph focuses on criticizing the Portuguese Language curriculum, referring to a documentary analysis aligned with the Marxist method, that is, Dialectical Historical Materialism (Marx, 2009), and aims to survey and subsequently criticize the proposed training profile of students. by the National Common Curricular Base (BNCC, 2018), since its origin and institutionalization in the country. In this sense, it focuses especially on the Elementary School stage - Final Years of Portuguese Language. Thus, this research is based on the perspective of Historical-Critical Pedagogy (Saviani, 2013a), the category of generic objectification for oneself, (Duarte, 2013), and reflection on language teaching (Britto, 2012). In this sense, the National Common Curricular Base, established in 2017 by the federal government, is anchored in the socio-economic perspective of neoliberalism, new pedagogy - Pedagogy of Skills - and the motto “learning to learn”. Thus, the BNCC does not train students for their emancipation, liberation, and integral development as a human race, that is, generic objectification for themselves, but rather aims for teaching devoid of content and the formation of subjects who conform and adapt to social reality. and economic, that is, training aimed at unemployment.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase nacional comum curricular .pt_BR
dc.subjectNational common curricular base s.pt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectPedagogia das competênciaspt_BR
dc.subjectPedagogy of the competencept_BR
dc.subjectPedagogia histórico críticapt_BR
dc.titleCrítica ao perfil formativo da base nacional comum curricular de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges Netto, Mario-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230278J4&tokenCaptchar=03AFcWeA7AgaiuUBmUnAVsQSqCt7IoTPhZxyZFdNdOv0FrDk5hepuvlhOT14PQnABRrcazwAtDNHyWTc66A4pmASf4pSG05U58_ozQA7ahhw9oloGiUxOjow-G8ewqVvaCcj11CXinUwMaTXP7sANVUL2dXdlLEd9N4Tic5rbaQ-iQtLy__YSGjHaTlFr4j5zGWAluPN0gkU1Opf5Nhg2zS4h_nTK0MIY9chVeqanUa4AaMCFo43P5GunrRM24hkDA-P4q3kb7gZZV3JClt6C2hMPZeFODUHKiWLisYTpxXARAJFzXD6JSkP3oSb0p0gmZAyqnzYM0jaqAyVcN72mjueidf_KHgE6D2yqYa9f2CIMGqJ-GU1g-rW2pewfFOkaHSl7a-t82u9MiQFASAKw9hPpiacygk6mehZcPrFWbPcB69GtkOB8QJFOBXfUl2xkZKlUnUFTT_h0KNNiRJ151GcQFyW4oMMf5BFdteZOz6VsFhMWuobNvASNbwBLcy9MKPi4SGLYbOSrZXdkXFgW4oVuB6mbd-wfRw53Ae-pViKzmmMOiq9Jff94E18KvPEToSSqanpoyAdfGORIbbGCX-NK1k-_cLo7FedB5960u1Bf51emqj85AcJ0TxMOL6HbngQGQAFTxsXNGmI1aQgHzUUDMn-G6njGh1OJ1ZtZ3dGwZd8G9QjAwRLvjxe9Ny6-1DZLOWKeULG4n28nSq-2jzyYWdpWu5RKIjZkreZtBUPpqFLbBFIM7DCcpt_BR
dc.contributor.referee1Lucena, Carlos Alberto-
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dc.contributor.referee2Oliveira, Marco Aurélio Gomes de-
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dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como foco a crítica ao currículo de Língua Portuguesa presente na Base Nacional Comum Curricular, a partir da análise documental alinhada ao método marxista, isto é, ao Materialismo Histórico Dialético (Marx, 2009). Nosso objetivo foi fazer o levantamento e a posterior crítica ao perfil formativo dos estudantes proposto pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), desde a sua origem e sua institucionalização no país. Nesse sentido, centraliza-se especialmente à etapa do Ensino Fundamental - Anos Finais de Língua Portuguesa. Dessa forma, esta pesquisa fundamenta-se na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2013a), da categoria de objetivações genéricas para si, (Duarte, 2013) e da reflexão sobre ensino de Língua (Britto, 2012). Nesse viés, a Base Nacional Comum Curricular, instituída em 2017 pelo governo federal, está ancorada na perspectiva sócio-econômica do neoliberalismo, da pedagogia nova - Pedagogia das Competências - e do lema “aprender a aprender”. Assim, a BNCC não forma os estudantes para a sua emancipação, libertação e seu desenvolvimento integral como gênero humano, isto é, a objetivação genérica para si, mas sim objetiva um ensino esvaziado de conteúdos e a formação de sujeitos conformados e adaptáveis à realidade social e econômica, ou seja, à formação voltada para o desemprego.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Língua Portuguesa com domínio de Libraspt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

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