Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41606
ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-2623-541X |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aplicação de padrões de projeto e conceitos arquiteturais em aplicações flutter |
Título (s) alternativo (s): | Application of design patterns and architectural concepts in flutter applications |
Autor: | Alba, Gustavo Vinícius |
Primer orientador: | Maia, Marcelo de Almeida |
Primer miembro de la banca: | Miani, Rodrigo Sanches |
Segundo miembro de la banca: | Coelho, Paulo Rodolfo da Silva Leite |
Resumen: | No desenvolvimento dos primeiros softwares havia apenas uma preocupação primordial: que ele funcionasse. Porém, com o passar do tempo e os avanços e estudos na área de Engenharia de Software, tanto pelo mundo acadêmico quanto pelo mercado, passaram a ser desenvolvidas várias ferramentas, técnicas e modos de se fazer um bom software. O objetivo dessas, é o de facilitar a leitura do código e sua manutenção, de forma que o software consiga evoluir e atender a novas demandas exigidas. Esse trabalho tem como objetivo estudar a aplicação de algumas dessas técnicas em aplicações construídas com o framework Flutter, de forma a mostrar como tanto o projeto de código quanto a arquitetura podem trazer benefícios para o software sendo contruído. Assim, este trabalho apresenta um estudo feito dos princípios que regem a qualidade de um software e dos principais conceitos relacionados a arquitetura de software. Além disso, propõe-se a implementação de padrões de projeto em aplicações Flutter, mostrando o passo a passo e justificando as melhorias causadas no código. Ademais, apresenta-se a criação de duas propostas de arquitetura para aplicações Flutter baseadas nos estudos feitos em cima de Domain Driven Design, Clean Architecture e Hexagonal Architecture. Com isso, esse trabalho demonstra a aplicação de alguns padrões de projeto e traz uma visão geral sobre a aplicação de bons princípios de arquitetura de software em aplicações Flutter, mostrando o impacto que decisões arquiteturais podem trazer ao projeto. |
Palabras clave: | Flutter Dart Design Patterns Software Architecture Clean Architecture Domain Driven Design Hexagonal Architecture Arquitetura Limpa DDD Padrões de Projeto |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ALBA, Gustavo Vinícius. Aplicação de padrões de projeto e conceitos arquiteturais em aplicações flutter. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41606 |
Fecha de defensa: | 1-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AplicacaoPadroesProjeto.pdf | TCC | 6.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons