Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41606
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-2623-541X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aplicação de padrões de projeto e conceitos arquiteturais em aplicações flutter
Título (s) alternativo (s): Application of design patterns and architectural concepts in flutter applications
Autor: Alba, Gustavo Vinícius
Primer orientador: Maia, Marcelo de Almeida
Primer miembro de la banca: Miani, Rodrigo Sanches
Segundo miembro de la banca: Coelho, Paulo Rodolfo da Silva Leite
Resumen: No desenvolvimento dos primeiros softwares havia apenas uma preocupação primordial: que ele funcionasse. Porém, com o passar do tempo e os avanços e estudos na área de Engenharia de Software, tanto pelo mundo acadêmico quanto pelo mercado, passaram a ser desenvolvidas várias ferramentas, técnicas e modos de se fazer um bom software. O objetivo dessas, é o de facilitar a leitura do código e sua manutenção, de forma que o software consiga evoluir e atender a novas demandas exigidas. Esse trabalho tem como objetivo estudar a aplicação de algumas dessas técnicas em aplicações construídas com o framework Flutter, de forma a mostrar como tanto o projeto de código quanto a arquitetura podem trazer benefícios para o software sendo contruído. Assim, este trabalho apresenta um estudo feito dos princípios que regem a qualidade de um software e dos principais conceitos relacionados a arquitetura de software. Além disso, propõe-se a implementação de padrões de projeto em aplicações Flutter, mostrando o passo a passo e justificando as melhorias causadas no código. Ademais, apresenta-se a criação de duas propostas de arquitetura para aplicações Flutter baseadas nos estudos feitos em cima de Domain Driven Design, Clean Architecture e Hexagonal Architecture. Com isso, esse trabalho demonstra a aplicação de alguns padrões de projeto e traz uma visão geral sobre a aplicação de bons princípios de arquitetura de software em aplicações Flutter, mostrando o impacto que decisões arquiteturais podem trazer ao projeto.
Palabras clave: Flutter
Dart
Design Patterns
Software Architecture
Clean Architecture
Domain Driven Design
Hexagonal Architecture
Arquitetura Limpa
DDD
Padrões de Projeto
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALBA, Gustavo Vinícius. Aplicação de padrões de projeto e conceitos arquiteturais em aplicações flutter. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41606
Fecha de defensa: 1-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AplicacaoPadroesProjeto.pdfTCC6.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons