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dc.creatorAlba, Gustavo Vinícius-
dc.date.accessioned2024-07-11T19:11:08Z-
dc.date.available2024-07-11T19:11:08Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationALBA, Gustavo Vinícius. Aplicação de padrões de projeto e conceitos arquiteturais em aplicações flutter. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41606-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFlutterpt_BR
dc.subjectDartpt_BR
dc.subjectDesign Patternspt_BR
dc.subjectSoftware Architecturept_BR
dc.subjectClean Architecturept_BR
dc.subjectDomain Driven Designpt_BR
dc.subjectHexagonal Architecturept_BR
dc.subjectArquitetura Limpapt_BR
dc.subjectDDDpt_BR
dc.subjectPadrões de Projetopt_BR
dc.titleAplicação de padrões de projeto e conceitos arquiteturais em aplicações flutterpt_BR
dc.title.alternativeApplication of design patterns and architectural concepts in flutter applicationspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Marcelo de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4915659948263445pt_BR
dc.contributor.referee1Miani, Rodrigo Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992074747740327pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Paulo Rodolfo da Silva Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8115351564191626pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo desenvolvimento dos primeiros softwares havia apenas uma preocupação primordial: que ele funcionasse. Porém, com o passar do tempo e os avanços e estudos na área de Engenharia de Software, tanto pelo mundo acadêmico quanto pelo mercado, passaram a ser desenvolvidas várias ferramentas, técnicas e modos de se fazer um bom software. O objetivo dessas, é o de facilitar a leitura do código e sua manutenção, de forma que o software consiga evoluir e atender a novas demandas exigidas. Esse trabalho tem como objetivo estudar a aplicação de algumas dessas técnicas em aplicações construídas com o framework Flutter, de forma a mostrar como tanto o projeto de código quanto a arquitetura podem trazer benefícios para o software sendo contruído. Assim, este trabalho apresenta um estudo feito dos princípios que regem a qualidade de um software e dos principais conceitos relacionados a arquitetura de software. Além disso, propõe-se a implementação de padrões de projeto em aplicações Flutter, mostrando o passo a passo e justificando as melhorias causadas no código. Ademais, apresenta-se a criação de duas propostas de arquitetura para aplicações Flutter baseadas nos estudos feitos em cima de Domain Driven Design, Clean Architecture e Hexagonal Architecture. Com isso, esse trabalho demonstra a aplicação de alguns padrões de projeto e traz uma visão geral sobre a aplicação de bons princípios de arquitetura de software em aplicações Flutter, mostrando o impacto que decisões arquiteturais podem trazer ao projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode163472482-
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

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