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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4273-7267
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O diário de bordo como ferramenta dialógica na formação do professor de Língua Portuguesa
Autor(es): Souza, Vinícius Resende
Primeiro orientador: Freitas, Mirella de Oliveira
Primeiro membro da banca: Laura, Fábio Izaltino
Segundo membro da banca: Barbosa, Edilaine Buin
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no campo de estudos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2013, 2009, 1998; Kleiman, 1998), com o objetivo geral de investigar o potencial formativo do diário de bordo como estratégia didática. O recorte de análise foi uma experiência pedagógica vivenciada em 2021, à época da pandemia da Convid-19, no contexto do curso Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, da Universidade Federal de Uberlândia. Na disciplina “Produção de Material Didático”, foram produzidos diários de bordo que, 3 anos depois, foram autorizados a se tornarem corpus de análise em uma pesquisa documental, configurada também como estudo de caso (CEP/UFU, Parecer n. 6.627.870). A pesquisa se justificou diante da necessidade de se agregarem abordagens mais significativas à já estabelecida pedagogia transmissiva, de se ressignificarem escolhas didático-metodológicas, bem como de se trabalhar na perspectiva de avaliação contínua e formativa. Isso especialmente quando se trata de promover vivências a professores licenciandos, de modo a contribuir positivamente com sua formação identitária. O quadro teórico em que se inscreve a investigação valoriza uma pedagogia de perspectiva dialógica, segundo o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999; 2006), mas sob o olhar da Linguística Aplicada e dos Estudos dos Letramentos (Cazden et al., 2021; Street, 2014; Soares 1998; 2017; Kleiman, 2005; 2006; 2008).
Abstract: This study was developed in the field of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2013, 2009, 1998; Kleiman, 1998), with the general aim of investigating the formative potential of the logbook as a didactic strategy. The focus of the analysis was a pedagogical experience in 2021, during the Covid-19 pandemic, in the context of the course “Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras” at the Federal University of Uberlândia. In the discipline “Produção de Material Didático”, logbooks were produced and 3 years later, they were authorized to become a corpus of analysis in a documentary research, also configured as a case study (CEP/UFU, Parecer 6.627.870). The research was justified by the need to add more significant approaches to the already established transmissive pedagogy, to reframe didactic-methodological choices, as well as to work from the perspective of continuous and formative assessment. This is especially relevant when it comes to promoting experiences for student teachers, in order to positively contribute to their identity formation. The theoretical framework in which the research is situated values a pedagogy of dialogical perspective, according to socio-discursive interactionism (Bronckart, 1999; 2006), under the perspective of Applied Linguistics and Literacy Studies (Cazden et al., 2021; Street, 2014; Soares 1998; 2017; Kleiman, 2005; 2006; 2008).
Palavras-chave: Diário de bordo
Formação docente
Linguística aplicada
Práticas de letramentos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Vinícius Resende. O diário de bordo como ferramenta dialógica na formação do professor de Língua Portuguesa. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com Domínio em Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41523
Data de defesa: 6-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

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