Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41523
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O diário de bordo como ferramenta dialógica na formação do professor de Língua Portuguesa |
Author: | Souza, Vinícius Resende |
First Advisor: | Freitas, Mirella de Oliveira |
First member of the Committee: | Laura, Fábio Izaltino |
Second member of the Committee: | Barbosa, Edilaine Buin |
Summary: | Este trabalho foi desenvolvido no campo de estudos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2013, 2009, 1998; Kleiman, 1998), com o objetivo geral de investigar o potencial formativo do diário de bordo como estratégia didática. O recorte de análise foi uma experiência pedagógica vivenciada em 2021, à época da pandemia da Convid-19, no contexto do curso Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, da Universidade Federal de Uberlândia. Na disciplina “Produção de Material Didático”, foram produzidos diários de bordo que, 3 anos depois, foram autorizados a se tornarem corpus de análise em uma pesquisa documental, configurada também como estudo de caso (CEP/UFU, Parecer n. 6.627.870). A pesquisa se justificou diante da necessidade de se agregarem abordagens mais significativas à já estabelecida pedagogia transmissiva, de se ressignificarem escolhas didático-metodológicas, bem como de se trabalhar na perspectiva de avaliação contínua e formativa. Isso especialmente quando se trata de promover vivências a professores licenciandos, de modo a contribuir positivamente com sua formação identitária. O quadro teórico em que se inscreve a investigação valoriza uma pedagogia de perspectiva dialógica, segundo o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999; 2006), mas sob o olhar da Linguística Aplicada e dos Estudos dos Letramentos (Cazden et al., 2021; Street, 2014; Soares 1998; 2017; Kleiman, 2005; 2006; 2008). |
Abstract: | This study was developed in the field of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2013, 2009, 1998; Kleiman, 1998), with the general aim of investigating the formative potential of the logbook as a didactic strategy. The focus of the analysis was a pedagogical experience in 2021, during the Covid-19 pandemic, in the context of the course “Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras” at the Federal University of Uberlândia. In the discipline “Produção de Material Didático”, logbooks were produced and 3 years later, they were authorized to become a corpus of analysis in a documentary research, also configured as a case study (CEP/UFU, Parecer 6.627.870). The research was justified by the need to add more significant approaches to the already established transmissive pedagogy, to reframe didactic-methodological choices, as well as to work from the perspective of continuous and formative assessment. This is especially relevant when it comes to promoting experiences for student teachers, in order to positively contribute to their identity formation. The theoretical framework in which the research is situated values a pedagogy of dialogical perspective, according to socio-discursive interactionism (Bronckart, 1999; 2006), under the perspective of Applied Linguistics and Literacy Studies (Cazden et al., 2021; Street, 2014; Soares 1998; 2017; Kleiman, 2005; 2006; 2008). |
Keywords: | Diário de bordo Formação docente Linguística aplicada Práticas de letramentos |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SOUZA, Vinícius Resende. O diário de bordo como ferramenta dialógica na formação do professor de Língua Portuguesa. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com Domínio em Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41523 |
Date of defense: | 6-May-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiarioBordoFerramenta.pdf | TCC | 5.15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License