Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41505
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-4559-061X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Explorando a termodinâmica: desenvolvimento e programação de recursos didáticos virtuais
Alternate title (s): Exploring Thermodynamics: Development and Programming of Virtual Didactic Resources
Author: Oliveira Filho, Valdeir Francisco
First Advisor: Coimbra, Debora
First member of the Committee: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Second member of the Committee: Farinas, Paulo Eduardo Fornasari
Summary: A análise epistemológica é uma das abordagens de investigação da origem do conhecimento e exploração da sua aquisição. Neste trabalho, optamos pela Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica de Imre Lakatos para estudar dois coletivos de pensamento: as leis da Termodinâmica ­ conservação da energia, considerando o calor como uma forma desta e aumento da entropia para processos irreversíveis; e o Problema do Caixeiro Viajante, avaliando as teorias concorrentes que utilizam métodos de otimização combinatória heurísticos ou exatos. Corrobora esse estudo, a perspectiva de que a modelagem matemática nos oferece ferramentas que facilitam a compreensão, análise e solução de problemas complexos, especialmente nas áreas de física e computação. No primeiro caso, a modelagem dos ciclos termodinâmicos foi realizada utilizando o comportamento funcional dos processos isotérmicos, adiabáticos, isobáricos e/ou isovolumétricos envolvidos, enquanto no problema do caixeiro a modelagem pode ser em termos de grafos. No contexto da modelagem do problema do caixeiro viajante por grafos, os vértices representam as cidades que o caixeiro precisa visitar, e as arestas indicam as conexões entre elas. Numa abordagem concorrente, a aproximação de primeiros vizinhos, a distância entre as cidades é calculada pela distância euclidiana entre os pontos distribuídos em uma rede. A determinação do valor de k, representando o número de vizinhos mais próximos, depende do tamanho do conjunto de dados, da complexidade do problema e da precisão desejada. A construção da rota para uma nova cidade envolve calcular as distâncias para todas as cidades no conjunto de treinamento e identificar os k vizinhos mais próximos, considerando regras previamente definidas, como não passar por cada ponto mais de uma vez e retornar ao ponto inicial. Destes estudos resultam o Produto Educacional, um site hospedado no Github homônimo ao livro "Do Micro ao Macro: uma introdução à Termoestatística". Trata­se de um ambiente colaborativo e gratuito em construção, de design visualmente agradável e amigável, disponibilizando conteúdos estáticos e dinâmicos. O ambiente permite anexar ferramentas virtuais de avaliação, as quais geram um banco de dados para a sua validação pelos usuários e, também, foi realizada pela banca de especialistas.
Abstract: Epistemological analysis is a research approach that investigates the origin and acquisition of knowledge. This study applies Imre Lakatos's Methodology of Scientific Research Programmes (MSRP) to analyze two bodies of thought: the laws of thermodynamics, i.e., conservation of energy, heat as a form of energy, and entropy increase for irreversible processes; and the classical Traveling Salesman Problem (TSP), evaluating competing theories that seek heuristic or exact combinatorial optimization methods. The analysis is supported by the perspective that mathematical modeling provides tools that facilitate the understanding, analysis, and solution of complex problems, especially in physics and computation. In the first case, thermodynamic cycles were modeled using the functional behavior of the isothermal, adiabatic, isobaric and/or isometric processes involved. In the context of the TSP, modeling can be done in terms of graphs, in which the vertices of the structure represent the cities that the salesman needs to visit and the edges indicate the connections between them. Applying the concurrent approach of the k­nearest neighbors algorithm, the distance between cities is calculated by the Euclidean distance between the points distributed in a network. Determining the value of k, representing the number of nearest neighbors, depends on the size of the data set, the complexity of the problem and the desired accuracy. Tracing the route to a new city involves calculating the distances to all the cities in the training set and identifying the k­nearest neighbors. The process must consider previously defined rules, such as not passing each point more than once and returning to the starting point. The primary output of these studies is a website hosted on Github of the homonymous book "From Micro to Macro: An Introduction to Thermostatistics". It is a free collaborative environment under construction, with user­friendly design providing static and dynamic content. The environment allows virtual evaluation tools to be embedded, which generate a database for validation by users and by a panel of experts. Key-words: Imre Lakatos, Research Program, Thermodynamics Cycles, Traveling Salesman Problem, mathematical modelling, Digital Information and Communication Technologies (DICT)
Keywords: Termodinâmica
Caixeiro Viajante
TDIC
Modelagem matemática
Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica
Imre Lakatos
Research Program
Thermodynamics Cycles
Traveling Salesman Problem
Mathematical modelling
Digital Information and Communication Technologies (DICT).
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Subject: Ciência - Estudo ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: OLIVEIRA FILHO, Valdeir Francisco. Explorando a Termodinâmica: Desenvolvimento e programação de recursos didáticos virtuais. 2024 66 f. Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.357
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.357
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41505
Date of defense: 28-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExplorandoATermodinâmica.dfDissertação9.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons