Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41492| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-1857-1660 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
| Título: | O ensino aprendizagem de música no livro didático Mosaico-Arte - 8º ano do ensino fundamental: um olhar para seus princípios e características |
| Autor: | Silva, Lucas Pereira |
| Primer orientador: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
| Primer miembro de la banca: | Gonçalves, Lilia Neves |
| Segundo miembro de la banca: | Morato , Cíntia Thais |
| Resumen: | Este trabalho tem por finalidade compreender como está estruturado o ensino aprendizagem de música dentro da coleção Mosaico-Arte, adotada como livro didático de Arte nas escolas públicas de Educação Básica no ano de 2018 quanto às suas propostas, conteúdos, estratégias e procedimentos pedagógicos. Para tanto foi selecionado o livro do 8º ano, que tem o foco na Música. A coleção é composta de 4 livros, sendo um para cada ano do ensino fundamental. As primeiras incursões teóricas tiveram como objetivo conhecer e compreender os conceitos de livro didático e material didático. Em seguida, conhecer sobre a política de avaliação e distribuição de livros didáticos do PNLD. A construção da coleção Mosaico-Arte é feita a partir dos princípios e objetivos da BNCC. Sendo assim, buscamos refletir sobre essa base que orienta a construção dos livros didáticos, baseados em competências e habilidades. Essa pesquisa possibilitou-nos conhecer um pouco mais sobre a estrutura e organização de ensino proposta na BNCC, assim como as concepções pedagógico-musicais do Livro Didático Mosaico-Arte - 8º ano do Ensino Fundamental. As reflexões apresentadas a partir da análise do livro didático, nos mostram que o ensino de música na coleção Mosaico-Arte está pautado numa perspectiva intercultural crítica abordando aspectos sobre a música muito mais do que vivenciando e experienciando a música na sua prática sonora. |
| Palabras clave: | Ensino de música Livro didático de arte Educação básica |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SILVA, Lucas Pereira. O ensino aprendizagem de música no livro didático Mosaico-Arte - 8º ano do ensino fundamental: um olhar para seus princípios e características. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41492 |
| Fecha de defensa: | 28-jun-2023 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoAprendizagemMusica.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
