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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0085-9945
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D
Título(s) alternativo(s): Modeling Archimedes Polyhedra Via Cinema 4D
Autor(es): Ramos, João Barbosa
Primeiro orientador: Miranda, Aldicio José
Primeiro membro da banca: Rezende, Germano Abud de
Segundo membro da banca: Santana, Hellen Monção de Carvalho
Resumo: O Cinema 4D é um software de criação 3D que abrange a modelagem, animação, texturização e renderização de objetos. O objetivo é apresentar uma breve introdução de modelagem 3D com o Cinema 4D e usar essa ferramenta para modelar Poliedros de Arquimedes. Esses poliedros pertencem a uma classe especial de sólidos tridimensionais convexos, nomeados em homenagem ao matemático grego Arquimedes. As faces desses poliedros são polígonos regulares de mais de um tipo e existem apenas treze deles. Para modelar esses poliedros, primeiro é preciso fazer um estudo sobre suas propriedades geométricas e métodos de construções a partir de outros poliedros regulares e adaptar essas medidas às ferramentas do software. O Cinema 4D oferece uma abordagem versátil e flexível para explorar formas matemáticas geométricas interessantes, pois possui ferramentas avançadas de modelagem poligonal.
Abstract: Cinema 4D is 3D creation software that encludes modeling, animation, texturing, and rendering of objects. The objective is to provide a brief introduction to 3D modeling with Cinema 4D and to utilize this tool for modeling Archimedean Polyhedra. These polyhedra belong to a special class of convex three-dimensional solids, named after the Greek mathematician Archimedes. The faces of these polyhedra consist of regular polygons of more than one type, and there are only thirteen of them. To model these polyhedra, it is first necessary to conduct a study on their geometric properties and construction methods based on other regular polyhedra, and then adapt these measurements to the software tools. Cinema 4D offers a versatile and flexible approach to exploring interesting geometric mathematical shapes with its advanced polygonal modeling tools.
Palavras-chave: Geometria euclidiana
Euclidean geometry
Sólidos de Platão
Plato’s Solids
Sólidos de Arquimedes
Archimedes’ Solids
Cinema 4D
Modelagem 3D
3D Modeling
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Assunto: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: RAMOS, João Barbosa. Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41487
Data de defesa: 25-Abr-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

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