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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41476
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-0185-5734 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Perspectivas de Enfrentamento do Burnout: Memória de Trabalho e Percepção de Tempo |
Título (s) alternativo (s): | Approaches to Coping with Burnout: Working Memory and Time Perception |
Autor: | Fadul, Juliana Pereira |
Primer orientador: | Bernardes, Eduardo de Freitas |
Primer coorientador: | Bernardino, Leonardo Gomes |
Primer miembro de la banca: | Recio, Fernanda Bueno |
Segundo miembro de la banca: | Zucoloto, Miriane Lucindo |
Resumen: | A dinâmica das relações interpessoais, a quantidade de aulas e atividades, e as responsabilidades no ensino superior podem acarretar estresse crônico, sobrecarga emocional, exaustão mental e física. Esses sintomas são característicos do burnout, que resultam em prejuízos importantes não só no desempenho acadêmico, mas também na saúde física e mental dos universitários. Assim, o presente estudo teve por objetivo verificar a relação entre os sintomas de burnout, as estratégias de enfrentamento, a memória de trabalho e a percepção de tempo (consciência temporal e capacidade de estimar intervalos de tempo). Para isso, cento e cinquenta e cinco universitários (111 do sexo feminino), com idade média de 24,4 anos (DP = 6,88), responderam ao Burnout Assessment Tool (BAT), ao Brief-COPE e à escala de consciência de tempo e também realizaram tarefas experimentais para medir a memória de trabalho (blocos de Corsi) e estimar intervalos de tempo (Brief Estimate of Seconds Test, BEST). Os resultados revelaram uma amostra com alto risco para desenvolver burnout, cuja severidade dos sintomas associa-se às estratégias de enfrentamento, i.e., quanto maior o risco de burnout, maior é a utilização de estratégias de baixa eficácia (enfrentamento focado na emoção e evitativo). Ademais, verificou-se que o grupo com maiores níveis de burnout apresentou desempenho pior na tarefa de memória de trabalho do que o grupo com os menores níveis de burnout, porém as estimativas temporais não foram diferentes entre esses grupos, com exceção da tarefa prospectiva verbal. Por fim, os dados mostram que os participantes se sentem constantemente pressionados pelo tempo. Esses resultados revelam que os sintomas de burnout encontram-se em níveis preocupantes nos universitários, sendo fundamental a investigação de seus marcadores comportamentais e cognitivos. O avanço dessa agenda de pesquisa tem potencial para auxiliar no planejamento de medidas eficazes para mitigar e também prevenir os prejuízos decorrentes do burnout sobre a saúde física e mental no Ensino Superior. |
Abstract: | The dynamics of interpersonal relationships, the quantity of classes and activities, and the responsibilities in higher education can lead to chronic stress, emotional overload, and mental and physical exhaustion. These symptoms are characteristic of burnout, resulting in significant impairments not only in academic performance but also in the physical and mental health of university students. Thus, the present study aimed to investigate the relationship between burnout symptoms, coping strategies, working memory, and time perception (temporal awareness and ability to estimate time intervals). For this purpose, one hundred and fifty-five university students (111 female), with a mean age of 24.4 years (SD = 6.88), responded to the Burnout Assessment Tool (BAT), the Brief-COPE, and the time awareness scale, and also performed experimental tasks to measure working memory (Corsi blocks) and estimate time intervals (Brief Estimate of Seconds Test, BEST). The results revealed a sample at high risk of developing burnout, with the severity of symptoms associated with coping strategies, i.e., the higher the risk of burnout, the greater the use of low-efficiency strategies (emotion-focused coping and avoidance). Moreover, it was found that the group with higher levels of burnout performed worse in the working memory task than the group with lower levels of burnout, but temporal estimates did not differ between these groups, except for the verbal prospective task. Finally, the data show that participants constantly feel time pressure. These results reveal that burnout symptoms are at concerning levels in university students, and it is essential to investigate their behavioral and cognitive markers. Advancing this research agenda has the potential to assist in planning effective measures to mitigate and prevent the damage caused by burnout on physical and mental health in higher education. |
Palabras clave: | Burnout acadêmico Estratégia de enfrentamento Memória de trabalho Consciência temporal Estimativa de intervalo de tempo |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FADUL, Juliana Pereira. Perspectivas de Enfrentamento do Burnout: Memória de Trabalho e Percepção de Tempo. 2024. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41476 |
Fecha de defensa: | 30-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Biotecnologia (Uberlândia) |
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