Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41456
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Distribuição de sementes promovida por duas semeadoras trabalhando em diferentes velocidades na cultura do milho
Título(s) alternativo(s): Distribution of seeds promoted by two seeders operating at different speeds in corn cultivation
Autor(es): Pinheiro, Luiz Felipe Almeida de Oliveira
Primeiro orientador: Cunha, João Paulo Arantes Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Lopes, Luana de Lima
Segundo membro da banca: Santana, Vinícius Souza
Resumo: A obtenção de elevadas produtividades na cultura do milho depende da correta distribuição das sementes na instalação do cultivo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição de sementes promovida por duas semeadoras trabalhando em três velocidades e o efeito na produtividade da cultura do milho. O estudo foi conduzido em uma área de lavoura comercial, sob o sistema de plantio direto. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizados (DIC), com seis tratamentos em esquema fatorial 2 x 3 (2 máquinas e 3 velocidades) e quatro repetições. As parcelas experimentais foram compostas por 44 linhas x 30 m de comprimento, sendo o espaço entre linhas de 0,5 m. Foram utilizadas duas semeadoras, ambas com caixa de adubo e de precisão a vácuo de plantio direto: semeadora Valtra da série Momentum 24F com sistema de dosagem de sementes regulado por motor elétrico e semeadora John Deere da série 2130 CCS com sistema de dosagem de sementes regulado por engrenagens. As máquinas operaram em três velocidades: 4, 7 e 10 km h-1. Utilizou-se o híbrido de milho AS 1820 Pro3, visando população final de 58 mil sementes ha-1, com 96% de germinação. Após a emergência das plantas, avaliou-se a distribuição de sementes, determinando-se a porcentagem de falhas, duplas e sementes aceitáveis. Também foi avaliada a produtividade ao final do ciclo da cultura. De acordo com os resultados, concluiu-se que, para a semeadora-adubadora com sistema de engrenagens, o aumento da velocidade reduziu a porcentagem de aceitáveis e, consequentemente, a uniformidade de plantio, o que afetou a produtividade. Na semeadora dotada de motor elétrico, o aumento da velocidade do deslocamento não afetou nenhuma das avaliações. Palavras-chave: semeadora-adubadora; plantio; deslocamento; Zea mays.
Palavras-chave: Semeadora-adubadora
Plantio
Deslocamento
Zea mays
Planter-fertilizer
Planting
Travel
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOSSANIDADE
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA::MAQUINAS E IMPLEMENTOS AGRICOLAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PINHEIRO, Luiz Felipe Almeida de Oliveira. Distribuição de sementes promovida por duas semeadoras trabalhando em diferentes velocidades na cultura do milho. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41456
Data de defesa: 10-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DistribuiçãodeSementesPromovida.pdfTCC2.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.