Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41451
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3252-3397
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ensino-aprendizagem de matemática de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Mathematics teaching-learning for students with Autism Spectrum Disorder in the early years of Elementary School
Autor(es): Paiva, Adriana Borges de
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primeiro membro da banca: Quillici Neto, Armindo
Segundo membro da banca: Lucena, Carlos Alberto
Terceiro membro da banca: Teixeira, Cristiana Barra
Quarto membro da banca: Cardoso, Márcia Regina Gonçalves
Resumo: Esta pesquisa foi iniciada a partir do seguinte questionamento: quais as propostas metodológicas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de matemática, destinado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamental? Diante disso, pretendeu-se estudar, identificar, analisar e descrever algumas propostas metodológicas. Para responder ao problema proposto e alcançar os objetivos traçados, a investigação foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, mais especificamente por meio da metanálise, relativa aos estudos de Fiorentini e de Lorenzato (2012). Inicialmente, realizou-se o estudo sobre algumas propostas ao considerar, de maneira geral, o cenário de dificuldade e fracasso escolar que tem provocado alta taxa de evasão, reprovação e resultados negativos nas avaliações. Em seguida, foi conceituado e sistematizado o TEA na atualidade e descritas as principais ideias sobre a díade de perturbações presentes no referido transtorno, ou seja, a interação social e os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Na seção seguinte, foram enumeradas diversas legislações específicas das pessoas com deficiência, em especial das pessoas com autismo, seus direitos e as questões importantes para auxiliar no desenvolvimento pessoal e escolar. Ademais, descreveu-se a relevância da formação docente específica e as bases metodológicas necessárias para a educação ser capaz de promover mudanças reais na vida das pessoas, conforme suas limitações e capacidades que vão de encontro ao ensino padronizado que permanece vigente por décadas. Nas considerações finais, foram retomadas as características essenciais da pessoa com autismo para relacioná-las às propostas metodológicas, de modo analisar aquelas que poderiam, de fato, contribuir com estudantes com TEA dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta tese visou refletir acerca de alguns aspectos do ensino-aprendizagem de matemática para alunos com autismo para perceber falhas, desafios, diminuição de barreiras na aprendizagem e contribuições para o sistema educativo ser igualitário e de respeito para com os diferentes
Abstract: This research was initiated based on the following question: what are the methodological proposals for the development of the Mathematics teaching-learning process, aimed at students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the early years of Elementary School? In addition, the aim was to study, identify, analyze and describe some methodological proposals. To respond the proposed problem and achieve the objectives outlined, the investigation was developed using a qualitative approach, more specifically through meta-analysis, relating to the studies by Fiorentini and Lorenzato (2012). Initially, a study was carried out on some methodological proposals when considering, in general, the scenario of school difficulties that has caused a high rate of dropout, failure and negative results in assessments. Next, ASD today was conceptualized and systematized and the main ideas about the dyad of disturbances present in the aforementioned disorder were described, that is, social interaction and restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities. In the following section, various legislation specific to people with disabilities, especially people with autism, their rights and important issues to assist in personal and academic development were listed. Furthermore, the relevance of specific teacher training and the necessary bases for education to be capable of promoting real changes in people’s lives were described, according to their limitations and capabilities that go against the standardized teaching that has remained in force for decades. In the final considerations, the essential characteristics of people with autism were revisited to relate them to methodological proposals, in order to analyze those that could, in fact, contribute to students with ASD in the early years of Elementary School. This thesis aimed to reflect on some aspects of teaching-learning Mathematics for students with autism to understand flaws, challenges, barriers reduction to learning and contributions to the educational system being egalitarian and respectful towards those who are different.
Palavras-chave: Matemática
Mathematics
Transtorno do Espectro Autista
Autism Spectrum Disorder
Propostas metodológicas
Methodological purposes
Ensino
Teaching
Aprendizagem
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: PAIVA, Adriana Borges de. O ensino-aprendizagem de matemática de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 221 f. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.300.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.300
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41451
Data de defesa: 10-Abr-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoAprendizagemMatematica.pdfTese1.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.