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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41434
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9782-7957 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Garranchos: política e alteridade nos gestos da escrita de Graciliano Ramos |
Alternate title (s): | Garranchos: politics and otherness in the gestures of Graciliano Ramos’ writing |
Author: | Silva, Regina Nascimento |
First Advisor: | Soares, Leonardo Francisco |
First member of the Committee: | Ferreira, Carolina Duarte Damasceno |
Second member of the Committee: | Santos, Regma Maria dos |
Third member of the Committee: | Novais, Gercina Santana |
Fourth member of the Committee: | Andrade, Paulo Fonseca |
Summary: | Antes mesmo de estrear como romancista, a pena de Graciliano Ramos foi exercitada, sobretudo, em jornais de Alagoas, seu estado natal, e do Rio de Janeiro. Apesar de extensa e regular, essa produção ainda provoca interesse incipiente no meio acadêmico, sendo pouco conhecida entre os leitores e a menos valorizada pela crítica. O próprio autor, por sua vez, a tomava como produção cultural de margem em relação aos seus romances e memórias. Trata- se de escritos breves, crônicas, contos, artigos, cartas e registros orais publicados em vários periódicos e revistas do país. Parte desse material escrito para a imprensa brasileira entre 1910 e 1950 foi organizado em livro pela primeira vez pelo pesquisador Thiago Mio Salla e compõe Garranchos: textos inéditos de Graciliano Ramos. A coletânea apresenta aos leitores e pesquisadores um material múltiplo e vasto, a figura plural – intelectual, ensaísta, cronista, romancista, político – e as distintas figurações do escritor. Para a pesquisa foram selecionados artigos, crônicas e discursos que exprimem uma faceta ainda pouco conhecida de pesquisadores e leitores do escritor alagoano: a do intelectual e militante do Partido Comunista Brasileiro e que mais diretamente dialogaram com meu propósito de pesquisa, a saber: a) mostrar como esses textos colaboram para o enriquecimento crítico-analítico da obra deixada por ele; b) analisar como, nos textos de Garranchos, o escritor alagoano elabora a preocupação com o outro - o subalternizado, o proletário, a mulher, o sertanejo, o negro -; c) ampliar possibilidades de leitura e compreensão do papel desempenhado por Graciliano Ramos como artista e intelectual no complexo cenário político-cultural brasileiro da primeira metade do século 20. A análise do corpus evidenciou que o escritor alagoano contribuiu para a caracterização de uma sociedade enrijecida pela cristalização de sua estrutura de classes, adotando, nesses textos, o ponto de vista de classe do lado oprimido no processo de dominação. Ao mesmo tempo, ele soube integrar na representação do processo social peculiaridades estruturais que constituem a vida social que seus romances, crônicas e discursos representam. |
Abstract: | Even before making his debut as a novelist, Graciliano Ramos’ pen was exercised, above all, in newspapers in Alagoas and Rio de Janeiro, Brazil. Despite being extensive and regular, this production by the writer is still elementary in academia, little known among readers, and least valued by critics and by the author himself, who took it as a marginal cultural production about his novels and memoirs. They are brief writings, chronicles, short stories, articles, letters, and oral records published in various periodicals in the country. Part of this material written for the Brazilian press between 1910 and 1950 was organized into a book for the first time by the researcher Thiago Mio Salla and comprises Garranchos: unpublished texts by Graciliano Ramos. The collection presents to readers and researchers a multiple and vast material, the plural figure – intellectual, essayist, columnist, novelist, politician – and different figurations of the writer. In this research, we selected chronicles, articles, and speeches for the research that allowed us to explore a facet that is even less known to researchers and readers of the writer from Alagoas: that of the disciplined intellectual and militant of the Brazilian Communist Party, and that directly dialogue with my research purpose, such as: a) show how these texts contribute to the critical-analytical enrichment of the work he left behind; b) analyze how, in Garranchos' texts, the writer from Alagoas elaborates the concern for the other - the subalternized, the proletarian, the woman, the countryman, the black one -; c) expand possibilities of reading and understanding the role played by Graciliano Ramos as an artist and intellectual in the complex Brazilian political-cultural scenario of the first half of the 20th century. The research sought to show that the Alagoan writer contributed to the characterization of a society enriched by the crystallization of its class structure, adopting, in these texts, the point of view of the oppressed class in the domination process. At the same time, he integrated, in the representation of the social process, structural peculiarities that constitute the social life that his romances, chronicles and speeches represent. |
Keywords: | Graciliano Ramos Garranchos Não ficção Política Alteridade Mediação intelectual Nonfiction Otherness Intellectual mediation Political |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Subject: | Literatura Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Crítica e interpretação Escritores - Visão política e social Não-ficção criativa |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Quote: | SILVA, Regina Nascimento. Garranchos: política e alteridade nos gestos da escrita de Graciliano Ramos. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.214. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.214 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41434 |
Date of defense: | 27-Feb-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Estudos Literários |
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