Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41430
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0558-9186
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudantes surdos e os núcleos de acessibilidades nas instituições federais de ensino superior do Triângulo Mineiro de 2010-2020
Título (s) alternativo (s): Deaf students and accessibility centers in federal higher education institutions in the Triângulo Mineiro from 2010-2020
Autor: CASTRO, ADRIANA CRISTINA DE
Primer orientador: SILVA, LAZARA CRISTINA
Primer miembro de la banca: Mourão, Marisa Pinheiro
Segundo miembro de la banca: Jacaúna Neto, Antônio Francisco
Resumen: A presente dissertação está inscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação vinculada à linha Estado, Política e Gestão da Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo, e em seu contexto macro investiga a implantação e/ou reestruturação dos Núcleos de Acessibilidade (NAs) nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com o apoio financeiro do Programa Incluir. A vertente eleita para esse estudo tem o seguinte desdobramento: como as Instituições Federais de Ensino Superior do Triângulo Mineiro ofereceram suporte de acessibilidade aos estudantes surdos no período entre 2010 e 2020? A hipótese para esse questionamento é que o Programa Incluir contribuiu significativamente para a implantação ou reestruturação dos NAs no Triângulo Mineiro, atendendo as necessidades de aprendizagem dos estudantes surdos no ensino superior. Diante disso, o objetivo geral consiste em compreender como essas IFES organizaram os serviços da Educação Especial por meio dos NAS e se conseguiram melhorar o acesso, permanência e conclusão dos estudantes surdos no recorte proposto. Para tanto, os objetivos específicos procuraram: discutir as políticas públicas educacionais para inserção de estudantes surdos no ensino superior; mapear os anos de ingresso e conclusão de seus estudos; verificar quais instituições tiveram aumento do acesso de estudantes surdos; identificar e analisar os serviços da Educação Especial que os NAs ofertaram a esses estudantes. A revisão documental, teve como sustentação teórica os “Estudos Surdos”, respaldada por autores como Gladis (1998); Perlin (2004); Quadros (2006); Sá (2006); Rocha (2007); Skliar (2008); Strobel (2008); Lacerda (2010); Thoma (2002, 2010, 2016) e Kraemer (2011). A coleta de dados foi realizada por meio da pesquisa Survey de análise quantitativa. Desta forma, um questionário foi elaborado e posteriormente enviado, via e-mail, aos coordenadores das IFES do Triângulo mineiro: o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Patos de Minas, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Uberlândia. Os resultados obtidos foram analisados pela lente teórica dos Estudos Surdos, e foucaultianos da governamentalidade e do biopoder. Diante deste contexto, constatamos que entre 2010-2020 foram matriculados 21 estudantes surdos nos cursos superiores ofertados por essas instituições. Destes 66,7% ingressaram via ENEM. Mediante aos resultados obtido, houve uma aumento de ingressantes surdos assistidos pelos NAS implementados ou reestruturas por subsídios financeiros do Programa Incluir, esse é o discurso dito explícito. Entretanto, existe o discurso subliminar presente nos documentos legais, sugerindo que os indivíduos, são responsáveis por sua escolarização. Assim, o surdo é visto como empresário de si mesmo, incorporando o conceito foucaultiano de homem econômico, na sua habilidade e participação para jogar o jogo da inclusão, cuja a intervenção do Estado laissez faire tem a incumbência de formular políticas públicas para manutenção deste sistema. Neste sentido, o estudante surdo, mesmo alcançando níveis superiores de ensino, tem sua subjetividade capturada e moldada ao mercado. Visão essa refutada pelo campo dos Estudos Surdos que concebe o surdo como sujeito emancipado, militante do seu direito educacional, linguístico, identitário e cultural. Nesse caso, a surdez é concebida como diferença política e não como patologia.
Abstract: This dissertation is enrolled in the Postgraduate Program in Education linked to the State, Policy and Management of Education line. This is a qualitative field research, and in its macro context it investigates the implementation and/or restructuring of Accessibility Centers (NAs) in Federal Higher Education Institutions (IFES), with the financial support of the Include Program. The aspect chosen for this study has the following development: how did the Federal Higher Education Institutions of the Triângulo Mineiro offer accessibility support to deaf students in the period between 2010 and 2020? The hypothesis for this question is that the Incluir Program contributed significantly to the implementation or restructuring of NAs in the Triângulo Mineiro, meeting the learning needs of deaf students in higher education. Given this, the general objective is to understand how these IFES organized Special Education services through the NAS and whether they managed to improve access, retention and completion of deaf students in the proposed section. To this end, the specific objectives sought to: discuss public educational policies for the inclusion of deaf students in higher education; map the years of entry and completion of your studies; check which institutions have increased access for deaf students; identify and analyze the Special Education services that NAs offered to these students. The documentary review had theoretical support from “Deaf Studies”, supported by authors such as Gladis (1998); Perlin (2004); Quadros (2006); Sá (2006); Rocha (2007); Skliar (2008); Strobel (2008); Lacerda (2010); Thoma (2002, 2010, 2016) and Kraemer (2011). Data collection was carried out using the quantitative analysis Survey. In this way, a questionnaire was prepared and later sent, by email, to the coordinators of the IFES of the Triângulo Mineiro: the Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM), Patos de Minas campus, the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba campus, and the Federal University of Uberlândia (UFU), Uberlândia campus. The results obtained were analyzed through the theoretical lens of Deaf Studies, and Foucauldian governmentality and biopower. Given this context, we found that between 2010-2020, 21 deaf students were enrolled in higher education courses offered by these institutions. Of these, 66.7% entered through ENEM. Based on the results obtained, there was an increase in deaf entrants assisted by NAs implemented or restructured by financial subsidies from the Incluir Program, this is the so-called explicit discourse. However, there is a subliminal discourse present in legal documents, suggesting that individuals are responsible for their schooling. Thus, the deaf person is seen as an entrepreneur of himself, incorporating Foucault's concept of economic man, in his ability and participation to play the game of inclusion, whose intervention by the laissez faire State is responsible for formulating public policies to maintain this system. In this sense, deaf students, even reaching higher levels of education, have their subjectivity captured and shaped by the market. This view is refuted by the field of Deaf Studies, which conceives the deaf as an emancipated subject, militant of their educational, linguistic, identity and cultural rights. In this case, deafness is conceived as a political difference and not as a pathology.
Palabras clave: Políticas de inclusão
Ensino superior
Núcleos de acessibilidade
Estudos surdos
Foucault
Educação
Inclusion policies
University education
Accessibility centers
Deaf studies
Foucault
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CASTRO, Adriana Cristina de. Estudantes surdos e os núcleos de acessibilidades nas instituições federais de ensino superior do triângulo mineiro de 2010-2020. 2023. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5008.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5008
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41430
Fecha de defensa: 6-oct-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudantesSurdosNúcleos.pdfDissertação2.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.