Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41420
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Revista Recreio (1969-1982): Leituras infantis sobre princesas, vovós e sacis
Título(s) alternativo(s): Recreio magazine (1969-1982): Children's readings about princesses, grandmas and sacis
Revista Recreio (1969-1982): Lecturas infantiles sobre princesas, abuelas y sacis
Autor(es): Silva, Tatiana Mortosa Faria
Primeiro orientador: Campos, Raquel Discini de
Primeiro membro da banca: Fonseca, Sérgio César da
Segundo membro da banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Resumo: O presente trabalho toma a revista Recreio em sua primeira fase (1969-1982) como objeto de pesquisa e como fonte para a escrita da história da educação das crianças. Dessa forma, busca problematizar às seguintes questões: Em que medida a Recreio responde às demandas de um determinado tempo/espaço? Quais os conteúdos lidos pelos pequenos daqueles tempos na hora do Recreio? As edições apresentam um avanço simbólico frente às imagens historicamente construídas de meninas, vovós e negros no período? Enquanto objeto de pesquisa, revê a escassa bibliografia referente ao impresso e procura situá-lo como um dos mais relevantes veículos de comunicação destinados à educação dos pequenos na segunda metade do século XX no Brasil. Discute o hibridismo “revista-brinquedo”, compreendendo a Recreio enquanto um produto de sucesso da Editora Abril, a mais importante e lucrativa casa editorial do país no período. Ao mesmo tempo, ao tomar a Recreio como fonte para a escrita da História da Educação das crianças, revê a bibliografia referente à emergência da temática “infância” no mundo ocidental para, finalmente, destacar alguns ensinamentos observados nos exemplares analisados. Assim, ao longo da pesquisa, consideramos a Recreio como um artefato cultural, observado à luz dos pressupostos apresentados por Chartier (1998; 2009) e Burke (1989; 2000; 2005). Utilizamos o estudo da História Cultural para compreender a revista, e outros autores, como Darnton (1986), Luca (1998; 2006), Campos (2009; 2012) e Galvão e Moreira (2021), dentre outros historiadores dos impressos e da educação, ancoram as discussões realizadas. Palavras-chaves: Revista Recreio; Impressos Infantis; Criança.
Abstract: This paper takes Recreio magazine in its first phase (1969-1982) as a research object and as a source for writing the history of children's education. In this way, it seeks to problematize the following questions: To what extent does Recreio respond to the demands of a given time/space? What content did the children of those times read at playtime? Do the editions present a symbolic advance in relation to the historically constructed images of girls, grandmothers and blacks in the period? As an object of research, it reviews the scarce bibliography on the newspaper and tries to situate it as one of the most important communication vehicles for the education of children in the second half of the 20th century in Brazil. It discusses the "magazine-toy" hybridity, understanding Recreio as a successful product of Editora Abril, the most important and profitable publishing house in the country at the time. At the same time, by taking Recreio as a source for writing the history of children's education, it reviews the bibliography on the emergence of the theme of "childhood" in the Western world and, finally, highlights some of the teachings observed in the issues analyzed. Thus, throughout the research, we considered Recreio as a cultural artifact, observed in the light of the assumptions presented by Chartier (1998; 2009) and Burke (1989; 2000; 2005). We used the study of Cultural History to understand the magazine, and other authors, such as Darnton (1986), Luca (1998; 2006), Campos (2009; 2012) and Galvão and Moreira (2021), among other historians of printed matter and education, anchor the discussions held. Keywords: Recreio Magazine; Children's Prints; Children.
Palavras-chave: Revista Recreio
Recreio Magazine
Impressos infantis
Children's prints
Criança
Children
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Tatiana Mortosa Faria. Revista Recreio (1969-1982): Leituras infantis sobre princesas, vovós e sacis. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.183.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.183
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41420
Data de defesa: 26-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RevistaRecreioLeituras.pdfDissertação3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons