Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Tatiana Mortosa Faria-
dc.date.accessioned2024-03-15T18:50:56Z-
dc.date.available2024-03-15T18:50:56Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiana Mortosa Faria. Revista Recreio (1969-1982): Leituras infantis sobre princesas, vovós e sacis. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.183.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41420-
dc.description.abstractThis paper takes Recreio magazine in its first phase (1969-1982) as a research object and as a source for writing the history of children's education. In this way, it seeks to problematize the following questions: To what extent does Recreio respond to the demands of a given time/space? What content did the children of those times read at playtime? Do the editions present a symbolic advance in relation to the historically constructed images of girls, grandmothers and blacks in the period? As an object of research, it reviews the scarce bibliography on the newspaper and tries to situate it as one of the most important communication vehicles for the education of children in the second half of the 20th century in Brazil. It discusses the "magazine-toy" hybridity, understanding Recreio as a successful product of Editora Abril, the most important and profitable publishing house in the country at the time. At the same time, by taking Recreio as a source for writing the history of children's education, it reviews the bibliography on the emergence of the theme of "childhood" in the Western world and, finally, highlights some of the teachings observed in the issues analyzed. Thus, throughout the research, we considered Recreio as a cultural artifact, observed in the light of the assumptions presented by Chartier (1998; 2009) and Burke (1989; 2000; 2005). We used the study of Cultural History to understand the magazine, and other authors, such as Darnton (1986), Luca (1998; 2006), Campos (2009; 2012) and Galvão and Moreira (2021), among other historians of printed matter and education, anchor the discussions held. Keywords: Recreio Magazine; Children's Prints; Children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectRevista Recreiopt_BR
dc.subjectRecreio Magazinept_BR
dc.subjectImpressos infantispt_BR
dc.subjectChildren's printspt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.titleRevista Recreio (1969-1982): Leituras infantis sobre princesas, vovós e sacispt_BR
dc.title.alternativeRecreio magazine (1969-1982): Children's readings about princesses, grandmas and sacispt_BR
dc.title.alternativeRevista Recreio (1969-1982): Lecturas infantiles sobre princesas, abuelas y sacispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Raquel Discini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3515581736708487pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Sérgio César da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760026330157184pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4135584834617106pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho toma a revista Recreio em sua primeira fase (1969-1982) como objeto de pesquisa e como fonte para a escrita da história da educação das crianças. Dessa forma, busca problematizar às seguintes questões: Em que medida a Recreio responde às demandas de um determinado tempo/espaço? Quais os conteúdos lidos pelos pequenos daqueles tempos na hora do Recreio? As edições apresentam um avanço simbólico frente às imagens historicamente construídas de meninas, vovós e negros no período? Enquanto objeto de pesquisa, revê a escassa bibliografia referente ao impresso e procura situá-lo como um dos mais relevantes veículos de comunicação destinados à educação dos pequenos na segunda metade do século XX no Brasil. Discute o hibridismo “revista-brinquedo”, compreendendo a Recreio enquanto um produto de sucesso da Editora Abril, a mais importante e lucrativa casa editorial do país no período. Ao mesmo tempo, ao tomar a Recreio como fonte para a escrita da História da Educação das crianças, revê a bibliografia referente à emergência da temática “infância” no mundo ocidental para, finalmente, destacar alguns ensinamentos observados nos exemplares analisados. Assim, ao longo da pesquisa, consideramos a Recreio como um artefato cultural, observado à luz dos pressupostos apresentados por Chartier (1998; 2009) e Burke (1989; 2000; 2005). Utilizamos o estudo da História Cultural para compreender a revista, e outros autores, como Darnton (1986), Luca (1998; 2006), Campos (2009; 2012) e Galvão e Moreira (2021), dentre outros historiadores dos impressos e da educação, ancoram as discussões realizadas. Palavras-chaves: Revista Recreio; Impressos Infantis; Criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.183pt_BR
dc.crossref.doibatchidb1520b59-4764-4806-a9bf-3734fa75ac83-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevistaRecreioLeituras.pdfDissertação3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons