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Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A pessoa idosa dançarina-criadora: relações entre processos de criação/composição em dança e processos autoeducativos
Alternate title (s): The elderly dancer-creator: relationships between processes of creation/composition in dance and self-educational processes
El anciano bailarín-creador: relaciones entre procesos de creación/composición en danza y procesos autoeducativos
Author: Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da
First Advisor: Silva, Narciso Larangeira Telles da
First coorientator: Marques, Karina do Valle
First member of the Committee: Coimbra, Camila Lima
Second member of the Committee: Caon, Paulina Maria
Third member of the Committee: Geraldi, Sílvia Maria
Fourth member of the Committee: Silva, Suzane Weber da
Summary: Esta pesquisa trabalha com a temática da improvisação em dança e tem como eixo delimitador a reflexão sobre as inter-relações entre as experiências vivenciadas nos processos de criação/composição, pautados na Improvisação, e os processos autoeducativos das e dos participantes. Caracteriza-se por uma investigação artístico-pedagógica, de abordagem qualitativa e exploratória; possui como base epistemológica os construtos de conhecimento oriundos das pesquisas em artes. A abordagem metodológica foi construída no próprio processo de pesquisa e tem como pressuposto o entendimento de que o ser humano aprende integrando a experiência vivenciada à capacidade de refletir sobre ela e às inter-relações criativas estabelecidas com o meio no processo de fazer arte. A metodologia foi denominada de Abordagem Inter-relacional de Estudo-Criação e teve como norteadores os problemas de pesquisa e os objetivos traçados. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as possíveis interlocuções entre as construções de conhecimento oriundas dos processos de criação e composição em dança, por meio da improvisação, e os processos de autoeducação dos sujeitos participantes. Nesta direção, propus experimentações que associavam o estudo da improvisação a processos de investigação de movimento norteados por práticas somáticas (mais especialmente do Método Feldenkrais e Bones for life), visando trabalhar o refinamento da percepção, da atenção e da escuta sensível (a si, ao ambiente e ao outro). Devido ao caráter criativo e compositivo da organização das propostas de estudo e de reflexão e análise dos dados, compreendi que houve uma construção de dados e não um levantamento de dados. Os meios adotados para as construções dos dados foram: a observação participante, a entrevista, as conversas temáticas durante os encontros e os registros imagéticos (fotos e vídeos). Os registros dos dados surgidos durante a observação participante e as conversas temáticas foram feitos por gravação de áudio, gravação das videoconferências e anotações no Caderno de Pesquisa Artístico-Pedagógico; as entrevistas aconteceram em um primeiro momento pela apresentação de questionários a serem respondidos por escrito ou por áudio, de acordo com a escolha das e dos participantes; e, posteriormente, pela apresentação de perguntas, de modo oral, durante as práticas de estudo respondidas por aqueles que desejassem se expressar sobre as situações vivenciadas. O registro imagético foi realizado ora por mim, ora pelos participantes, ora pela videomaker que criou a videodança intitulada O (re)nascer do meu existir (2022). O processo de análise aconteceu durante todo o período de realização dos encontros e de elaboração do texto da tese. Busquei apoio no pensamento de John Dewey e de Jorge Larrosa para pensar a potência da experiência na construção de conhecimento; assim como recorri a pesquisadoras e pesquisadores dos campos da dança/improvisação (Carmen Numer, Cleide Martins, Lisa Nelson, Mara Guerrero, Marina Elias, Raquel Gouvêa, entre outros), da educação somática (Ciane Fernandes, Martha Eddy, Moshe Feldenkrais, Ruthy Alon, Sylvie Fortin, Thomas Hanna, citando alguns), da neurociência (António Damásio, Leonor Guerra, Ramon Cosenza), da filosofia (Maurice Merleau-Ponty, Tim Ingold), da psicologia (Christian Sade, Virgínia Kastrup) para refletir sobre percepção, atenção e escuta relacionando-as com os processos criativo, compositivos e autoeducativos.
Abstract: This research works with the theme of improvisation in dance and has as its delimiting axis the reflection on the inter-relations between the experiences lived in the processes of creation/composition, based on improvisation, and the self-educational processes of the participants. It is characterized by an artistic-pedagogical investigation, with a qualitative and exploratory approach, and has as its epistemological basis the constructs of knowledge derived from research in the arts. The methodological approach was built during the research process itself and is based on the understanding that human beings learn by integrating their experiences with the ability to reflect on them and the creative inter-relationships established with the environment in the process of making art. The methodology was called the "Inter-relational Study-Creation Approach" and was guided by the research problems and the objectives set. The general objective of the research was to analyze the possible interlocutions between the constructions of knowledge arising from the processes of creation and composition in dance, through improvisation, and the processes of self-education of the participating subjects. With this in mind, I proposed experiments that associated the study of improvisation with processes of movement research, guided by somatic practices - especially considering the Feldenkrais Method and Bones for life - with the aim of working on refining perception, attention and sensitive listening (to oneself, the environment and the other). Due to the creative and compositional nature of the organization of the study proposals and the reflection and analysis of the data, I understood that there was a construction of data and not just a collection of data. The means adopted to construct the data were: participant observation, interviews, thematic conversations during the meetings and image records (photos and videos). The data that emerged during participant observation and thematic conversations was recorded through audio recordings, videoconferences and notes in the Artistic-Pedagogical Research Notebook; the interviews took place initially through the presentation of questionnaires to be answered in writing or by audio, according to the participants' choice; and later, through the presentation of questions, orally, during the study practices, answered by those who wished to express themselves about the situations experienced. The images were recorded either by me, by the participants or by the videomaker who created the video dance entitled O (re)nascer do meu existir (2022). The analysis process took place during the entire period of the meetings and the preparation of the thesis text. I sought support in the thinking of John Dewey and Jorge Larrosa to think about the power of experience in the construction of knowledge; I also turned to researchers in the fields of dance/improvisation (Carmen Numer, Cleide Martins, Lisa Nelson, Mara Guerrero, Marina Elias, Raquel Gouvêa, among others), somatic education (Ciane Fernandes, Martha Eddy, Moshe Feldenkrais, Ruthy Alon, Sylvie Fortin, Thomas Hanna, to name a few), neuroscience (António Damásio, Leonor Guerra, Ramon Cosenza), philosophy (Maurice Merleau-Ponty, Tim Ingold), psychology (Christian Sade, Virgínia Kastrup) to reflect on perception, attention and listening, relating their connections to creative, compositional and self-educational processes.
Esta investigación trabaja con el tema de la improvisación en la danza y tiene como eje delimitador la reflexión sobre las interrelaciones entre las experiencias vividas en los procesos de creación/composición, basados en la improvisación, y los procesos autoformativos de los participantes. Se caracteriza por ser una investigación artístico-pedagógica, con enfoque cualitativo y exploratorio, y su base epistemológica son los constructos de conocimiento derivados de la investigación en artes. El enfoque metodológico se construyó durante el propio proceso de investigación y se basa en la comprensión de que el ser humano aprende integrando su experiencia vivida con la capacidad de reflexionar sobre ella y las interrelaciones creativas que establece con el entorno en el proceso de hacer arte. La metodología se denominó "Enfoque Interrelacional de Estudio-Creación" y estuvo guiada por los problemas de la investigación y los objetivos planteados. El objetivo general de la investigación fue analizar las posibles interlocuciones entre las construcciones de conocimiento derivadas de los procesos de creación y composición en danza, a través de la improvisación, y los procesos de autoformación de los sujetos participantes. Para ello, propuse experimentos que asociaran el estudio de la improvisación con procesos de investigación del movimiento, guiados por prácticas somáticas - especialmente considerando el Método Feldenkrais y Bones for life - con el objetivo de trabajar el refinamiento de la percepción, la atención y la escucha sensible (a sí mismo, al entorno y al otro). Debido al carácter creativo y compositivo de la organización de las propuestas de estudio y de la reflexión y análisis de los datos, entendí que había una construcción de datos y no sólo una recogida de datos. Los medios adoptados para la construcción de los datos fueron: observación participante, entrevistas, conversaciones temáticas durante las reuniones y grabaciones de imágenes (fotos y vídeos). Los datos que surgieron durante la observación participante y las conversaciones temáticas fueron registrados mediante grabación de audio, grabación de videoconferencia y anotaciones en el Cuaderno de Investigación Artístico-Pedagógico; las entrevistas se realizaron inicialmente mediante la presentación de cuestionarios para ser respondidos por escrito o por audio, según la elección de los participantes; y posteriormente mediante la presentación de preguntas oralmente durante las prácticas de estudio, respondidas por aquellos que deseaban expresarse sobre las situaciones vividas. Las imágenes fueron grabadas por mí, por los participantes o por el videasta que creó la videodanza titulada O (re)nascer do meu existir (2022). El proceso de análisis se desarrolló a lo largo de los encuentros y de la elaboración del texto de la tesis. Busqué apoyo en el pensamiento de John Dewey y Jorge Larrosa para pensar en el poder de la experiencia en la construcción del conocimiento; También recurrí a investigadores en los campos de la danza/improvisación (Carmen Numer, Cleide Martins, Lisa Nelson, Mara Guerrero, Marina Elias, Raquel Gouvêa, entre otros), la educación somática (Ciane Fernandes, Martha Eddy, Moshe Feldenkrais, Ruthy Alon, Sylvie Fortin, Thomas Hanna, por citar algunos), neurociencia (António Damásio, Leonor Guerra, Ramon Cosenza), filosofía (Maurice Merleau-Ponty, Tim Ingold), psicología (Christian Sade, Virgínia Kastrup) para reflexionar sobre la percepción, la atención y la escucha, relacionando sus conexiones con los procesos creativos, compositivos y autoeducativos.
Keywords: dança
criação
composição
improvisação
pessoa idosa
dance
creation
composition
improvisation
elderly people
danza
creación
composición
improvisación
personas mayores
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Educação
Dança na educação
Dança para idosos
Improvisação na dança
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Patrícia Chavarelli Vilela da. A pessoa idosa dançarina-criadora: relações entre processos de criação/composição em dança e processos autoeducativos. 2024. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.165.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.165
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41414
Date of defense: 28-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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