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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41391
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-5105-7620 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Embargado |
Embargo Date: | 2026-03-01 |
Title: | Motoristas de plataformas digitais: uma leitura a partir do trabalho na cidade de Ituiutaba/MG |
Alternate title (s): | Digital platform drivers: a reading based on work in the city of Ituiutaba/MG |
Author: | Oliveira, Fábia Riza de Andrade |
First Advisor: | Santos, Joelma Cristina dos |
First member of the Committee: | Almeida, Andreia Cristina da Silva |
Second member of the Committee: | Matos, Patricia Francisca de |
Summary: | O mundo do trabalho sofreu modificações ao longo dos anos de acordo com os objetos e técnicas disponíveis para modificar o espaço geográfico e o modo de produzir. A primeira divisão do trabalho teve início quando homens caçavam e mulheres cuidavam das plantações. Em seguida, com as Revoluções Industriais, houve a divisão do trabalho nas fábricas. Cada processo para fabricação de um produto era de responsabilidade de determinadas pessoas, as quais não conheciam as demais etapas, como era feito pelos artesãos. Com o advento da internet e das novas tecnologias que globalizaram o mundo, o espaço físico deixou de ser um impedimento para realização de atividades remuneradas. Muitas delas passaram a ser realizadas no meio digital. Surgiram empresas que desenvolveram plataformas digitais para coordenar o trabalho de pessoas no sistema de crowdwork, em que os solicitantes representam as pessoas que precisam do serviço e as plataformas digitais reúnem no mesmo local a oferta e a demanda e os trabalhadores que ofertam os serviços. Soma-se a estes fatos, os problemas de mobilidade urbana enfrentados pelas pessoas. Atualmente, cidades mais dispersas e fragmentadas geram grande fluxo de deslocamentos e muitas vezes o transporte público coletivo não é suficiente para atender a essa demanda. A Uberização, considerada como uma nova forma de organização de trabalho, assume seu papel para o crowdwork. Com um discurso de resolver os problemas de mobilidade urbana, deu origem a essa classe de trabalhadores que são o objeto desta pesquisa: motoristas de transporte de passageiros agregados a plataformas digitais. Em adição, considera-se a recente pandemia da Covid-19, que mudou a vida da população mundial e trouxe como uma das medidas de contingenciamento para a doença o isolamento social. O objetivo geral desta pesquisa é compreender o trabalho dos motoristas de transporte de passageiros das plataformas digitais que operam na cidade de Ituiutaba/MG. Para isso, tem-se como objetivos específicos: caracterizar as plataformas que operam na cidade de Ituiutaba/MG, com um paralelo das condições de trabalho por elas ofertadas; identificar as condições do trabalho dos motoristas de transporte de passageiros de plataformas digitais que operam na cidade de Ituiutaba/MG; e pesquisar de que forma os impactos da pandemia da COVID-19 incidiram sobre esta categoria. Foi realizada uma pesquisa descritiva e bibliográfica. A abordagem utilizada foi qualitativa/quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 motoristas. Identificou-se, dentre outros aspectos, diversas formas de precarização do trabalho a que este grupo está submetido diariamente. Todavia, mesmo com essa situação adversa, muitos não tem outra alternativa, veem essa atividade como provisória, pois conforme diz Ricardo Antunes, “qualquer trabalho é melhor que nenhum trabalho” e o pão precisa ser garantido. |
Abstract: | The world of work has changed over the years according to the objects and techniques available to modify the geographic space and the way of production. The first division of labor began when men hunted and women took care of the crops. Then, with the Industrial Revolution, there was the division of labor in factories. Each process for manufacturing a product was the responsibility of certain people, who did not know the other steps, as was done by artisans. With the advent of the internet and modern technologies that have globalized the world, physical space is no longer an impediment to conducting paid activities. Many of them started to be conducted digitally. Companies have emerged that have developed digital platforms to coordinate the work of people in the crowd work system, in which the requesters represent the people who need the service and the digital platforms bring together supply and demand and the workers who offer it in the same place. the services. Added to these facts are the urban mobility problems faced by people. Currently, more dispersed and fragmented cities generate a large flow of trips and public transport is often not sufficient to meet this demand. “Uberização”, considered a new form of work organization, assumes its role in crowd work. With a discourse of solving urban mobility problems, this gave rise to the class of workers that are the object of this research: passenger transport drivers added to digital platforms. In addition, the recent COVID-19 pandemic is considered, which changed the lives of the world population and brought social isolation as one of the contingency measures for the disease. The general objective of this research is to understand the work of passenger transport drivers on digital platforms that operate in the city of Ituiutaba/MG. To achieve this, the following specific objectives are to characterize the platforms that operate in the city of Ituiutaba/MG, with a parallel to the working conditions they offer; identify the working conditions of passenger transport drivers on digital platforms operating in the city of Ituiutaba/MG; and research how the impacts of the COVID-19 pandemic have affected this category. Descriptive and bibliographical research was conducted. The approach used was qualitative/quantitative. Semi-structured interviews were conducted with 20 drivers. Among other aspects, several forms of precarious work to which this group is subjected daily were identified. However, even with this adverse situation, many have no other alternative, they see this activity as temporary, because as Ricardo Antunes says, “any work is better than no work” and bread needs to be guaranteed. |
Keywords: | Trabalho Uberização Precarização Mobilidade Urbana Covid-19 Ituiutaba Work Uberização Precariousness Urban mobility Covid-19 Ituiutaba |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Subject: | Geografia Motoristas - Ituiutaba (MG) Aplicativos móveis - Ituiutaba (MG) Trabalho informal - Ituiutaba (MG) |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal) |
Quote: | OLIVEIRA, Fábia Riza de Andrade. motoristas de plataformas digitais: uma leitura a partir do trabalho na cidade de Ituiutaba/MG. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.171. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.171 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41391 |
Date of defense: | 26-Feb-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
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MotoristasPlataformasDigitais.pdf Until 2026-03-01 | Dissertação | 5.83 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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