Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41305
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Estresse, Ansiedade e Depressão entre os Universitários de uma Universidade Pública Federal Brasileira
Autor: Jesus, Debora Ruth de
Primer orientador: Gomes, Fabiola Alves
Primer miembro de la banca: Zago, Karine Santana de Azevedo
Segundo miembro de la banca: Carilli, Cecília Soares Ferreira
Resumen: Objetivo: Avaliar a sintomatologia de ansiedade, depressão e estresse e o nível de autoestima de estudantes universitários. Métodos: Pesquisa transversal, retrospectiva e de abordagem quantitativa, a partir de dados do serviço de saúde vinculado à assistência estudantil de uma universidade pública brasileira no período pandêmico de Janeiro a Abril de 2021. Para avaliação dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse foi utilizada a escala DASS-21 e para verificar o nível de autoestima a escala de Rosenberg. Resultados: Analisou-se os dados de 201 estudantes e observou média de idade de 23,33 anos, sendo a maioria do sexo feminino, de nacionalidade brasileira, que estudam nos campi de Uberlândia e não são assistidos pela assistência estudantil. Observamos que 71,64% são sintomáticos para depressão, 92,04% para ansiedade e 49,25% para estresse. Com relação à autoestima, 53,3% foram avaliados como nível médio. Estudantes com baixa autoestima apresentaram maior sintomatologia para ansiedade, stress e depressão. Há maior chance de ser sintomático a área de Humanas e Sociais; além do fato da cidade de grande porte ser protetiva para a presença de sintomas. Considerações finais: Os dados demonstraram um adoecimento dos estudantes, que em sua maioria apresentaram sintomas e uma autoestima de nível médio.
Abstract: Objective: To evaluate the symptoms of anxiety, depression and stress and the level of self-esteem of university students. Methods: Cross-sectional, retrospective research with a quantitative approach, based on data from the health service linked to student assistance at a Brazilian public university during the pandemic period from January to April 2021. To evaluate symptoms of anxiety, depression and stress, the DASS-21 scale and to check the level of self-esteem the Rosenberg scale. Results: Data from 201 students were analyzed and an average age of 23.33 years was observed, the majority of which were female, of Brazilian nationality, who study on the Uberlândia campuses and are not assisted by student assistance. We observed that 71.64% are symptomatic for depression, 92.04% for anxiety and 49.25% for stress. Regarding self-esteem, 53.3% were assessed as having an average level. Students with low self-esteem showed greater symptoms of anxiety, stress and depression. There is a greater chance of being symptomatic in the Humanities and Social areas; in addition to the fact that the large city is protective for the presence of symptoms. Final considerations: The data demonstrated that students were becoming ill, most of whom had symptoms and a medium level of self-esteem.
Palabras clave: Estresse
Depressão
Ansiedade
Autoestima
Universidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: JESUS, Debora Ruth de. Estresse, Ansiedade e Depressão entre os Universitários de uma Universidade Pública Federal Brasileira. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41305
Fecha de defensa: 24-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstresseAnsiedadeDepressão.pdf243.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons