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dc.creatorRodrigues, Jennifer Prates-
dc.date.accessioned2024-02-29T14:33:13Z-
dc.date.available2024-02-29T14:33:13Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jennifer Prates. Estágio IV do curso de Pedagogia/Pontal: reflexões sobre a educação para além da escola. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41289-
dc.description.abstractThis final paper is an invitation to relive my trajectory as a student of the undergraduate course in pedagogy at the Pontal Institute for Human Sciences, at the Federal University of Uberlândia. And, in this sense, to highlight my initial formation in non-school spaces carried out in the Internship IV. This took place in 2020, as an emergency remote academic activity - AARE, established by Resolution n°. 07/2020, of the Undergraduate Council. Therefore, the focus of this work is the role of the pedagogue in non-school institutions and for that I have a problem: How does the supervised internship IV of the Pedagogy/Pontal course contribute to the performance of the graduate in non-school institutions? The general objective is to reflect if and how the supervised internship IV contributes to the pedagogue's performance in non-schooling spaces; and as specific objectives: describe what is the supervised internship in the Federal University of Uberlândia and in the Pedagogy course/Pontal; analyze the elaboration of the pedagogical action project for the non-schooling institution where the supervised internship IV was carried out; and present the experiences and impacts of this internship in my initial formation. The methodology adopted is based on a qualitative research through an experience report and the analysis and reflections considered the bibliographic survey conducted, supported by the following authors: Brandão (1981), Freire (1987), Libâneo (1999), Trilla (2008), Gadotti (2012), Gohn (2014), Severo (2017) and Pereira and Feldman (2020). It follows that, in view of the studies made and the reflections undertaken, I realize how enriching and powerful supervised internships are for initial training. Particularly with regard to Internship IV, because even though the course analyzed has only two disciplines with a specific focus on the non-schooling field, it was enough to raise the importance of the pedagogue's role in this space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectInstituições não-escolarespt_BR
dc.subjectNon-school institutionspt_BR
dc.subjectEstágio obrigatóriopt_BR
dc.subjectMandatory internshippt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleEstágio IV do curso de Pedagogia/Pontal: reflexões sobre a educação para além da escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardes, Vânia Aparecida Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652896677681616pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1970944682452481pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso é um convite a reviver a minha trajetória como estudante do curso de graduação em pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO, da Universidade Federal de Uberlândia. E, nesse sentido, destacar a minha formação inicial em espaços não-escolares realizada no Estágio IV. Este ocorreu em 2020, como atividade acadêmica remota emergencial – AARE, instituída por meio da Resolução n. 07/2020, do Conselho de Graduação (CONGRAD). Portanto, o foco deste trabalho é o papel do pedagogo em instituições não escolares e para isso tenho como problemática: Como o estágio supervisionado IV do curso de pedagogia/Pontal contribui para a atuação do(a) pedagogo(a) em instituições não-escolares? O objetivo geral é refletir se, e como, o estágio supervisionado IV colabora para a atuação do(a) pedagogo(a) em espaços não-escolares; e como objetivos específicos: descrever o que é o estágio supervisionado na Universidade Federal de Uberlândia e no curso de Pedagogia/Pontal; analisar a elaboração do projeto de ação pedagógica para a instituição não-escolar onde foi realizado o estágio supervisionado IV; e apresentar as experiências e os impactos desse estágio em minha formação inicial. A metodologia adotada parte de uma pesquisa qualitativa por meio de um relato de experiência e as análises e reflexões consideraram o levantamento bibliográfico realizado, subsidiado pelos(as) seguintes autores(as): Brandão (1981), Freire (1987), Libâneo (1999), Trilla (2008), Gadotti (2012), Gohn (2014), Severo (2017) e Pereira e Feldman (2020). Nesse sentido, diante dos estudos feitos e das reflexões empreendidas, percebo o quão enriquecedor e potente são os estágios supervisionados para a formação inicial. Sobretudo, no que diz respeito ao Estágio IV, pois ainda que o curso analisado tenha apenas duas disciplinas com o enfoque específico no campo não escolar, foi suficiente para suscitar a importância da atuação do(a) pedagogo(a) nesse espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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