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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-3509-3542
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações de 2019-2021: o que as pesquisas demonstram sobre a docência masculina na Educação Infantil?
Título (s) alternativo (s): Analysis of theses and dissertations published in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations from 2019-2021: what does the research demonstrate about male teaching in Early Childhood Education?
Autor: Oliveira, Laura de
Primer orientador: Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros
Primer miembro de la banca: Marcelino, Mical de Melo
Segundo miembro de la banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Resumen: Esta pesquisa traz como cerne de suas preocupações a presença masculina docente no âmbito da Educação Infantil como algo não ideal para lidar com a formação de crianças da fase inicial da Educação Básica; essa temática vem ganhando fôlego, desde os anos de 1990 nas discussões acadêmicas, especialmente quando se trata da formação de professores. Teve como objetivo principal compreender se nas pesquisas analisadas, os autores conseguiram perceber a indecência, a imoralidade e inadequação da presença masculina na docência infantil. No decorrer do estudo foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, além disso, usou-se também a técnica de análise textual, temática e interpretativa estruturada por Severino (2004) essa técnica foi aplicada em fonte catalogadas de teses, dissertações e artigos no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Nesse sentido, para fundamentar as discussões utilizou-se Coutinho (2019), Ramos (2020) e Silva Júnior (2021) que tratam sobre a docência masculina na Educação Infantil. Os resultados indicam que o processo de escolarização no Brasil teve início com a presença masculina, sendo ministrados pelos padres Jesuítas no período da colonização. Esse cenário começa a sofrer mudanças profundas durante o período da Revolução Industrial, que impactou diretamente nos processos de industrialização no Brasil e o exercício da docência foi sendo ocupado majoritariamente pelo sexo feminino, principalmente na Educação Infantil. Desse modo, muitos homens se distanciaram dessa etapa da Educação Básica e os que ainda continuam atuando nessa área, sofrem preconceito e discriminação de gênero, devido a um pensamento construído culturalmente em que a mulher se torna mais preparada e habilitada para lidar com os cuidados das crianças pequenas, devido às características biológicas que estão pautadas na maternidade e reprodução, justificados por discursos moralistas das doutrinas religiosas. A partir disso, estabelece-se a discussão sobre a imoralidade e a indecência do homem nesse ambiente, isso se deve em razão da visão da figura masculina em nossa sociedade atrelar-se a comportamentos fortes, bravos e agressivos, ela causa medo, estranhamento e inquietação nas pessoas em geral ao se depararem com esses profissionais na escola da infância.
Abstract: This research has at the heart of its concerns the presence of male teachers in the scope of Early Childhood Education as something not ideal for dealing with the training of children in the initial phase of Basic Education; This theme has been gaining momentum since the 1990s in academic discussions, especially when it comes to teacher training. The main objective was to understand whether, in the research analyzed, the authors were able to perceive the indecency, immorality and inadequacy of the male presence in teaching children. During the study, bibliographical research of a qualitative nature was used as a methodological procedure, in addition, the technique of textual, thematic and interpretative analysis structured by Severino (2004) was also used. This technique was applied to cataloged sources of theses, dissertations and articles on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) portal. In this sense, Coutinho (2019), Ramos (2020) and Silva Júnior (2021) were used to support the discussions, which deal with male teaching in Early Childhood Education. The results indicate that the schooling process in Brazil began with the male presence, being taught by Jesuit priests during the colonization period. This scenario began to undergo profound changes during the period of the Industrial Revolution, which directly impacted the industrialization processes in Brazil and the teaching profession was mostly occupied by females, especially in Early Childhood Education. In this way, many men have distanced themselves from this stage of Basic Education and those who still continue to work in this area suffer gender prejudice and discrimination, due to a culturally constructed thought in which women become more prepared and qualified to deal with child care. young children, due to biological characteristics that are based on motherhood and reproduction, justified by moralistic discourses of religious doctrines. From this, the discussion is established about the immorality and indecency of men in this environment, this is due to the view of the male figure in our society being linked to strong, angry and aggressive behaviors, it causes fear, estrangement and concern in people in general when encountering these professionals in their childhood school
Palabras clave: Docência
Teaching
Masculinidade
Masculinity
Educação infantil
Child education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Laura de. Análise de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações de 2019-2021: o que as pesquisas demonstram sobre a docência masculina na Educação Infantil?. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41280
Fecha de defensa: 14-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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