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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5197-5019
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Práticas participativas na educação em Design: Estudo de caso da disciplina Projeto VII - Design/UFU
Título(s) alternativo(s): Participatory practices in Design education: The case study of the discipline Project VII - Design/UFU
Autor(es): Jorge, Verônica Anselmo
Primeiro orientador: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
Primeiro coorientador: Carneiro, Gabriela Pereira
Primeiro membro da banca: van Amstel, Frederick Marinus Constant
Segundo membro da banca: Vital, Giovanna Teixeira Damis
Resumo: O uso do termo Design Participativo (DP) está associado historicamente a uma série de práticas que tratam da inclusão de parceiros no processo projetual. Atualmente, ações consideradas legítimas de DP, preconizam a valorização do seu caráter pedagógico e emancipatório. Desta forma, busca formas de compreender os conflitos de interesse em contextos reais e de atuar para favorecer o empoderamento social. A partir deste contexto, a presente pesquisa é de caráter social, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e pautada no raciocínio indutivo. Além disso, adota como método o Estudo de Caso Ex-post-facto e a Observação Participante da disciplina Projeto VII, ministrada no curso de graduação em Design da Universidade Federal de Uberlândia. O interesse neste componente curricular se dá pelo fato de que nele é proposto o contato direto do estudante com membros da comunidade externa à universidade, a partir da aplicação de ferramentas pautadas na colaboração para o desenvolvimento de projetos. Como resultado, são apresentados elementos norteadores para a inserção de práticas participativas na educação em Design, especialmente em disciplinas de projeto, compreendendo os desafios e contribuições destas práticas na formação de indivíduos sensíveis às demandas sociais.
Abstract: The use of the term Participatory Design (PD) is historically associated with a series of practices that deal with the inclusion of partners in the design process. Currently, conventional PD actions advocate the valorization of its pedagogical and emancipatory character. In this way, it seeks ways to understand conflicts of interest in real contexts and to act to promote social empowerment. From this context, the present research is of a social character, applied in nature, with a qualitative approach and based on inductive reasoning. Furthermore, it adopts as a method the Ex-post-facto Case Study and Participant Observation of the Project VII discipline, taught in the undergraduate Design course at the Federal University of Uberlândia. The interest in this curricular component is due to the fact that it proposes direct contact between students and members of the community outside the university, through the application of tools based on collaboration for the development of projects. As a result, guiding elements are presented for the insertion of participatory practices in Design education, especially in project disciplines, understanding the challenges and these practical contributions in the training of individuals sensitive to social demands.
Palavras-chave: Design participativo
Participatory design
Educação
Education
Design social
Social design
Codesign
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Assunto: Arquitetura e Urbanismo
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: JORGE. Verônica Anselmo. Práticas participativas na educação em Design: Estudo de caso da disciplina Projeto VII - Design/UFU. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5007.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5007
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41264
Data de defesa: 6-Dez-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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