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dc.creatorJorge, Verônica Anselmo-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:34:24Z-
dc.date.available2024-02-26T19:34:24Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationJORGE. Verônica Anselmo. Práticas participativas na educação em Design: Estudo de caso da disciplina Projeto VII - Design/UFU. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41264-
dc.description.abstractThe use of the term Participatory Design (PD) is historically associated with a series of practices that deal with the inclusion of partners in the design process. Currently, conventional PD actions advocate the valorization of its pedagogical and emancipatory character. In this way, it seeks ways to understand conflicts of interest in real contexts and to act to promote social empowerment. From this context, the present research is of a social character, applied in nature, with a qualitative approach and based on inductive reasoning. Furthermore, it adopts as a method the Ex-post-facto Case Study and Participant Observation of the Project VII discipline, taught in the undergraduate Design course at the Federal University of Uberlândia. The interest in this curricular component is due to the fact that it proposes direct contact between students and members of the community outside the university, through the application of tools based on collaboration for the development of projects. As a result, guiding elements are presented for the insertion of participatory practices in Design education, especially in project disciplines, understanding the challenges and these practical contributions in the training of individuals sensitive to social demands.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesign participativopt_BR
dc.subjectParticipatory designpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDesign socialpt_BR
dc.subjectSocial designpt_BR
dc.subjectCodesignpt_BR
dc.titlePráticas participativas na educação em Design: Estudo de caso da disciplina Projeto VII - Design/UFUpt_BR
dc.title.alternativeParticipatory practices in Design education: The case study of the discipline Project VII - Design/UFUpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carneiro, Gabriela Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0096384217263616pt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5937226037536217pt_BR
dc.contributor.referee1van Amstel, Frederick Marinus Constant-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9051304038571264pt_BR
dc.contributor.referee2Vital, Giovanna Teixeira Damis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1184255104943212pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5549054023011580pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO uso do termo Design Participativo (DP) está associado historicamente a uma série de práticas que tratam da inclusão de parceiros no processo projetual. Atualmente, ações consideradas legítimas de DP, preconizam a valorização do seu caráter pedagógico e emancipatório. Desta forma, busca formas de compreender os conflitos de interesse em contextos reais e de atuar para favorecer o empoderamento social. A partir deste contexto, a presente pesquisa é de caráter social, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e pautada no raciocínio indutivo. Além disso, adota como método o Estudo de Caso Ex-post-facto e a Observação Participante da disciplina Projeto VII, ministrada no curso de graduação em Design da Universidade Federal de Uberlândia. O interesse neste componente curricular se dá pelo fato de que nele é proposto o contato direto do estudante com membros da comunidade externa à universidade, a partir da aplicação de ferramentas pautadas na colaboração para o desenvolvimento de projetos. Como resultado, são apresentados elementos norteadores para a inserção de práticas participativas na educação em Design, especialmente em disciplinas de projeto, compreendendo os desafios e contribuições destas práticas na formação de indivíduos sensíveis às demandas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration148pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5007pt_BR
dc.orcid.putcode154114004-
dc.crossref.doibatchid81c9c152-80eb-4228-9bf0-b3c23ad220a5-
dc.subject.autorizadoArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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