Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41261
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-8377-9022
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A municipalização das escolas rurais de Pires do Rio - GO (1980 - 2008)
Alternate title (s): La municipalización de las escuelas rurales de Pires do Rio - GO (1980 - 2008)
La municipalisation des écoles rurales de Pires do Rio - GO (1980 - 2008)
Author: Pego, Douglas Souza
First Advisor: Quillici Neto, Armindo
First member of the Committee: Ribeiro, Cristiane Maria
Second member of the Committee: Santos, Sônia Maria dos
Summary: O interesse inicial era explorarmos a cultura das escolas na década de 1980 em Pires do Rio (GO), no entanto, o aspecto ruralista é destacado como parte da cultura daquela população. Deste modo, as escolas rurais entraram como objetos para o presente estudo. A pesquisa pretende contribuir para o entendimento da educação rural no Brasil, especialmente após 1980. Os autores, suspeitam que as escolas rurais em Pires do Rio (GO) tiveram um papel na superação do analfabetismo na região. O texto delineia as quatro partes da pesquisa, que incluem uma breve apresentação da história da educação rural no Brasil, uma análise da educação em Goiás de 1969 a 1980, o contexto histórico de Pires do Rio e, por fim, a municipalização das escolas rurais no município. A pesquisa é classificada como mista, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de dados é realizada principalmente por meio de análise documental, utilizando fontes como Leis Municipais, Projetos de Leis, Pareceres do Conselho Municipal de Educação, Atas, e outros documentos relacionados às escolas rurais. Os autores reconhecem a importância das vivências, experiências e memórias na educação formal e escolar. Assim, a pesquisa visa não apenas compreender o processo de municipalização, mas também destacar as experiências, desafios e oportunidades educacionais nas comunidades rurais de Pires do Rio (GO). O texto destaca a relevância do estudo das instituições escolares na História e Historiografia da Educação, destacando avanços nos debates e eventos desde os anos 1990. A abordagem bibliográfica foi fundamental para abranger uma ampla gama de fenômenos históricos. Os autores, por fim, reconhecem a necessidade de visitas locais, entrevistas e contato com materiais escolares para complementar a pesquisa, especialmente para preencher lacunas sobre as práticas pedagógicas nas escolas rurais. O texto conclui destacando a importância contínua da pesquisa, reconhecendo a incompletude de alguns pontos e indicando a intenção de continuar investigando o processo de municipalização das escolas rurais em Pires do Rio. Os autores esperam que o estudo contribua para a compreensão da história da educação rural do Município de Pires do Rio (GO).
Abstract: Our initial interest was to explore the culture of schools in the 1980s in Pires do Rio (GO), however, the rural aspect is highlighted as part of the culture of that population. Rural schools therefore became the subject of this study. The research aims to contribute to the understanding of rural education in Brazil, especially after 1980. The authors suspect that rural schools in Pires do Rio (GO) played a role in overcoming illiteracy in the region. The text outlines the four parts of the research, which include a brief presentation of the history of education in Brazil, an analysis of education in Goiás from 1969 to 1980, the historical context of Pires do Rio and, finally, the municipalization of rural schools in the municipality. The research is classified as mixed, combining qualitative and quantitative approaches. Data was collected mainly through documentary analysis, using sources such as Municipal Laws, Draft Laws, Municipal Education Council Opinions, Minutes, and other documents related to rural schools. The authors recognize the importance of experiences and memories in formal and school education. Thus, the research aims not only to understand the municipalization process, but also to highlight the educational experiences, challenges and opportunities in rural communities. The text highlights the relevance of the study of school institutions in the History and Historiography of Education, highlighting advances in debates and events since the 1990s. The bibliographical approach is mentioned as fundamental to covering a wide range of historical phenomena. The research methodology involves a mixed qualitative and quantitative approach, using documentary analysis as the main method of data collection. Finally, the authors recognize the need for site visits, interviews and contact with school materials to complement the research, especially to fill in gaps about pedagogical practices in rural schools. The text concludes by highlighting the continued importance of the research, acknowledging the incompleteness of some points and indicating the intention to continue investigating the process of municipalization of rural schools in Pires do Rio. The authors hope that the study will contribute to understanding the history of rural education in the municipality of Pires do Rio (GO).
Keywords: Educação rural
História e educação
Municipalização
Pires do Rio – GO
Rural education
History and education
Municipalization
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: PEGO, Douglas Souza. A municipalização das escolas rurais de Pires do Rio - GO (1980 - 2008). 2023. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.35.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.35
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41261
Date of defense: 19-Dec-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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