Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41256
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-3345-4965
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Notícia: a variação de um gênero mediada pelo contexto
Título(s) alternativo(s): News: the variation of a genre mediated by context
Autor(es): Silva, Pollyanna Honorata
Primeiro orientador: Travaglia, Luiz Carlos
Primeiro membro da banca: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Segundo membro da banca: Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Terceiro membro da banca: Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Quarto membro da banca: Pereira, Daniervelin Renata Marques
Resumo: Este trabalho pretende contribuir com os estudos situados na Linguística Textual, no que se refere à descrição e caracterização dos gêneros textuais, definidos a partir da teoria de Travaglia (2007) e Bakhtin (1997). A partir do pressuposto de que os gêneros variam, já que são “tipos relativamente estáveis de enunciados” (BAKHTIN, 1997), temos como pergunta básica da pesquisa: por que as notícias, entendidas como um gênero específico, possuem variações em sua composição? Para responder a essa pergunta, tomamos como corpus analítico notícias do jornal a Folha de S. Paulo, integrantes dos cadernos que constituem esse jornal. Quando necessário, com a finalidade de comparação de contextos, analisamos também notícias de outros jornais. Temos como objetivos da pesquisa: verificar a relação entre as notícias e o contexto de interação em que estão inseridos jornalistas e leitores/público-alvo; analisar a relação entre o contexto e as variações estruturais (superestrutura e outros aspectos), linguísticas e de outras naturezas que acontecem no gênero notícia, buscando sua relação com o(s) contexto(s); analisar as categorias de superestrutura do gênero notícia que estão presentes no corpus, relacionando a presença de variação dessas categorias às categorias de contexto constantes do referencial teórico adotado; verificar quais categorias do contexto são mais relevantes na composição da notícia e nas suas variações. Assumimos a hipótese de que a variação da notícia ocorre em decorrência do contexto, entendido como um modelo de contexto, conforme teoria sociocognitiva proposta por Van Dijk (2012). Segundo o autor, a situação social em sua totalidade não corresponde ao contexto de comunicação, o qual é entendido como um modelo mental constituído por categorias que expressam os aspectos mais relevantes da situação social para a produção e compreensão do discurso. Essa definição de contexto integra elementos cognitivos, como os modelos mentais subjetivos; e sociais, os quais correspondem ao conhecimento cultural adquirido pelos interlocutores no convívio social. Nessa perspectiva, Van Dijk (2012) propõe como categorias contextuais básicas do modelo de contexto: 1. Ambiente, 2. Eu-mesmo, 3. Participantes e 4. Ações/Eventos. A categoria Eu-mesmo é central, pois refere-se ao produtor do discurso, com suas ideologias, objetivos e intenções comunicativas, elementos responsáveis por grande parte das variações do discurso. Em nossos resultados, mostramos que as categorias que influenciam a variação da notícia são: Eu-mesmo, como os objetivos do jornalista no nível micro, e Ambiente, também no nível micro, sendo esta última responsável pela definição do conteúdo temático (BAKHTIN, 1997, e TRAVAGLIA, 2007), principalmente, das notícias dos cadernos de Turismo. Em termos de variação nos elementos de superfície linguística e estrutura composicional (TRAVAGLIA, 2007), temos como principais resultados: a notícia torna-se predominantemente descritiva ou dissertativo-argumentativa (e não narrativa), quando o objetivo do Eu-mesmo no nível micro é vender o objeto noticiado, e não divulgar um acontecimento à população. Além disso, quanto mais relevante no modelo de contexto é o objetivo de vender, as categorias de superestrutura textual que mais aparecem são Comentários e Detalhes do Evento Principal (EP), o que nos mostra uma configuração de notícia bastante atípica, já que a notícia prototípica inicia-se com o Lead, seguido de Background, e geralmente apresenta poucos comentários. Além do objetivo de vender, mostramos na análise outros objetivos relacionados à categoria Eu-mesmo que influenciam variações na composição da notícia, a saber: de orientar/aconselhar; de marcar um lugar ideológico; de comentar um evento cultural e de comentar um evento esportivo. Mostramos também, em nossa análise, como muitas variações na notícia estão relacionadas à lógica de mercado e à submissão do Jornalismo aos interesses do capital, conforme aponta Marshall (2005). PALAVRAS-CHAVE: Notícia; Contexto; Variação.
Abstract: This paper aims to contribute to the studies located in Textual Linguistics, regarding the description and characterization of genres, defined by Travaglia (2007) and Bakhtin (1997)´s theory. From the assumption that genres vary, since they are "relatively stable types of utterances" (BAKHTIN, 1997), we have the basic research question: why is that the news, understood as a specific textual genre, have variations in their composition? To answer this question, we take as an analytical corpus the newspaper Folha de S. Paulo´s news. When necessary, for the purpose of comparison contexts we also analyze other newspapers. We have as goals of the research: to verify the relationship between the news and the context of interaction in which journalists and readers / audience are inserted; to analyze the relationship between the context and structural variations (superstructure and other aspects), linguistic and other kinds which can be found in the news, seeking its relationship with the (s) context (s); to analyze the categories of superstructure in the news which are present in the corpus, relating the presence of variation in these categories to the categories of theoretical framework adopted in the context; to check in which context categories are more relevant in the composition of news and its variations. We take the assumption that the variation of news occurs due to context, understood as a context model, as sociocognitive theory proposed by Van Dijk (2012). According to the author, the social situation in its totality does not correspond to the communication context, which is understood as a mental model that consists of categories that express the most important aspects of the social situation for the production and comprehension of speech. This definition of context integrates cognitive elements such as subjective mental models; and social, which correspond to the cultural knowledge acquired by partners in social interaction. In this perspective, Van Dijk (2012) proposes as basic contextual categories of context model: 1. Environment 2. I-myself, 3. Participants 4. Actions / Events. The category I-myself it is central, because it refers to the producer of the speech, with their ideologies, objectives and communicative intentions, elements responsible for much of the variations of speech. Our results show that the categories that influence the variation in the news are: I-myself, as the journalist's goals at the micro level, and the environment, also at the micro level, the latter being responsible for defining the thematic content (BAKHTIN, 1997 and TRAVAGLIA, 2007b), mainly from the news of Tourism folder. In terms of variation in the elements of linguistic surface and compositional structure (TRAVAGLIA, 2007b), we have as main results: the news becomes predominantly descriptive or argumentative, argumentative (not narrative) when the purpose of the I-myself even at the micro level, it is to sell the reported object, not disclose an event to the population. Additionally, the more relevant in the context model is the goal of selling the categories of textual superstructure that appear the most are Comments and Details of Main Event, which shows a rather atypical news configuration, since the news prototypical starts with the Lead, followed by background , and usually shows few comments. Besides the purpose of selling , the analysis showed other objectives related to the category – I-myself influencing variations in the composition of news , namely: to guide / advise ; to schedule an ideological place ; to comment on a cultural event and comment on a sporting event. We also show in our analysis that many variations in the news are related to market logic and submission of Journalism to the interests of capital, as shown by Marshall (2005). KEY-WORDS: News; Context; Variation.
Palavras-chave: Notícia
Contexto
Variação
News
Context
Variation
Linguística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: Silva, Pollyanna Honorata. Notícia: a variação de um gênero mediada pelo contexto. 2016.265 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade federal de Uberlândia, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5307.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5307
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41256
Data de defesa: 30-Mai-2016
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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