Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41219
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8424-4072
Document type: Trabalho de Conclusão de Residência
Access type: Acesso Aberto
Title: Metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas Residências Multiprofissionais em Saúde: revisão integrativa
Alternate title (s): Teaching-learning methodologies used in Residencies Multiprofessionals in Health: integrative review
Author: Vieira, Natália dos Reis
First Advisor: Gontijo, Liliane Parreira Tannús
First member of the Committee: Astolphi, Joana D'arc Vieira Couto
Second member of the Committee: Elias, Marisa Aparecida
Third member of the Committee: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Summary: Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) constituem-se em modalidade de ensino da pós-graduação lato sensu. As instituições que oferecem os PRMS são responsáveis pela organização dos projetos pedagógicos (PPs) de seus respectivos programas e deverão estar em consonância com a legislação vigente estabelecida pelos Ministérios da Educação e, também, da Saúde. Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são direcionadas aos Cursos de Graduação da área da saúde e objetivam orientações educacionais, no campo didático-pedagógico, aos seus graduandos e egressos, compreendeu-se nesse estudo que, na ausência de uma regulamentação específica orientadora das instituições, as DNCs se tornaram importante instrumento referenciador e suporte teórico para elaboração dos referidos PP. OBJETIVO: Conhecer as metodologias de ensino-aprendizagem recomendadas pelos PRMS, na região sudeste do Brasil, com ênfase em identificar concordância entre seus PPs e as DCNs para os cursos da área da saúde, assim como, reconhecer o (s) método (s), frequentemente, preconizado (s) pelos PRMS. METODOLOGIA: O estudo optou por estabelecer duas etapas na construção/coleta de dados e para a categorização dos estudos. A primeira, direcionou-se ao estudo dos PPs das Residências Multiprofissionais em Saúde, selecionados na região Sudeste; e a segunda, identificou, junto aos bancos de dados da literatura, sendo, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Literatura Internacional em Ciências da Saúde/Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) e Google Acadêmico. Selecionou-se um total de 31 documentos. Para estruturação das ideias centrais, este estudo organizou as análises das características metodológicas dos estudos dos artigos e dos projetos pedagógicos em seis categorias temáticas, a fim de facilitar e organizar a discussão em núcleos de sentido, sendo eles: (1) métodos propostos; (2) técnicas e tecnologias mais utilizadas; (3) avaliação e conformidade com o método; (4) recomendações de ensino-aprendizagem; (5) dificuldades e facilidades, na utilização do método e (6) projetos em conformidades com as DCNs da área da saúde. Foram incluídas para essa análise todas as modalidades de ensino-aprendizagem na residência, isto é, campos de prática, disciplina teórica e espaços teóricos-práticos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as características gerais dos PPs, verificou-se prevalência de Universidades Públicas credenciadas em PRMS, com média de 3 programas multiprofissionais ofertadas por instituição, com maior concentração de programas na área de atenção básica. Para o ano de concretização do Programa de Residência Multiprofissional há uma variação entre as idades, sendo: do ano de 2002 o programa mais antigo de RMS no Brasil, e de 2020 o mais contemporâneo. Como marco dos anos de elaboração dos PPs existem projetos que se formaram a partir de 2010, com variações de ano até 2024. Por sua vez, dentre as características gerais dos artigos selecionados, o país e a linguagem predominante nas pesquisas foram, respectivamente, o Brasil e a Língua Portuguesa. O ano de publicação permeia em estudos variando de 2015 até 2024, com a maior porcentagem de estudos no ano de 2019. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo revelou resultados importantes para o conhecimento das metodologias de ensino-aprendizagem preconizadas pelos PRMS em saúde, na região sudeste do Brasil e para a identificação promissora de conformidade entre os projetos pedagógicos das RMS e as DCNs para os cursos da área da saúde. Destaca-se que dentre as metodologias de ensino-aprendizagem mencionadas nos documentos indica-se a prevalência de utilização de métodos ativos em relação à métodos tradicionais ou mistos. Em relação a conformidade entre os PPs e as DCNs, entende-se que todos os projetos pedagógicos analisados neste estudo estão alinhados aos pressupostos das referidas diretrizes. Entretanto, percebe-se uma melhor elaboração e robustez em PPs que definem com precisão seus métodos, objetivos e apresentam caminhos (ferramentas) para esse ensino-aprendizagem significativo. Este estudo torna-se relevante a fim de aguçar a curiosidade de pesquisadores para que novos estudos sejam realizados sobre o tema e que todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (residentes, docentes, gestores, preceptores e tutores) possam refletir sobre o ato de ensinar e aprender e não encará-los como um processo verticalizado e transmissivo, mas sim, com a possibilidade de de mudanças expressivas para a formação e cuidado em saúde.
Abstract: INTRODUCTION: Multiprofessional Health Residency Programs (MHRP) are a lato sensu postgraduate teaching modality. The institutions that offer the MHRP are responsible for organizing the pedagogical projects (PPs) of their respective programs and must be in line with the current legislation established by the Ministries of Education and also of Health. Considering that the National Curricular Guidelines (NCG) are aimed at Undergraduate Courses in the health area and aim to provide educational guidance, in the didactic-pedagogical field, to their undergraduates and graduates, it was understood in this study that, in the absence of specific regulation guiding institutions, NCG have become an important instrument reference and theoretical support for the elaboration of the aforementioned PP. OBJECTIVE: To understand the teaching-learning methodologies recommended by the PRMS, in the southeast region of Brazil, with an emphasis on identifying agreement between their PPs and the NCG for health courses, as well as recognizing the method(s) , often recommended by MHRP. METHODOLOGY: The study chose to establish two stages in the construction/collection of data and for the categorization of studies. The first aimed to study the PPs of Multiprofessional Health Residencies, selected in the Southeast region; and the second, identified, together with the literature databases, being Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS); International Literature in Health Sciences/Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); VHL (Virtual Health Library) and Google Scholar. A total of 31 documents were selected. To structure the central ideas, this study organized the analyzes of the methodological characteristics of the article studies and pedagogical projects into six thematic categories, in order to facilitate and organize the discussion into meaning cores, namely: (1) proposed methods; (2) most used techniques and technologies; (3) evaluation and compliance with the method; (4) teaching-learning recommendations; (5) difficulties and facilities in using the method and (6) projects in compliance with the NCG in the health area. All teaching-learning modalities in the residency were included for this analysis, that is, practice fields, theoretical discipline and theoretical-practical spaces. RESULTS AND DISCUSSION: Among the general characteristics of PPs, there was a prevalence of Public Universities accredited in MHRP, with an average of 3 multidisciplinary programs offered per institution, with a greater concentration of programs in the area of primary care. For the year in which the Multiprofessional Residency Program was completed, there is a variation between ages, with: in 2002 being the oldest MHR program in Brazil, and in 2020 being the most contemporary. As a milestone in the years of preparation of the PPs, there are projects that were formed from 2010 onwards, with year variations until 2024. In turn, among the general characteristics of the selected articles, the country and the predominant language in the research were, respectively, the Brazil and the Portuguese Language. The year of publication ranges from 2015 to 2024, with the highest percentage of studies in 2019. FINAL CONSIDERATIONS: The study revealed important results for the knowledge of the teaching-learning methodologies recommended by the MHRP in health, in the southeast region of Brazil and for the promising identification of conformity between the pedagogical projects of the MHR and the NCG for courses in the area of health. It is noteworthy that among the teaching-learning methodologies mentioned in the documents, the prevalence of use of active methods is indicated in relation to traditional or mixed methods. Regarding compliance between PPs and NCG, it is understood that all pedagogical projects analyzed in this study are aligned with the assumptions of the aforementioned guidelines. However, better elaboration and robustness can be seen in PPs that precisely define their methods, objectives and present paths (tools) for this significant teaching-learning. This study becomes relevant in order to sharpen the curiosity of researchers so that new studies can be carried out on the topic and that all actors involved in the teaching-learning process (residents, teachers, managers, preceptors and tutors) can reflect on the act of teaching and learning and not seeing them as a verticalized and transmissive process, but rather, with the possibility of significant changes to health training and care.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Residência multidisciplinar
Educação
Teaching
Learning
Internship and residency
Education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VIEIRA, Natália dos Reis. Metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas Residências Multiprofissionais em Saúde: revisão integrativa. 2024. 184 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência Multiprofissional na Atenção em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41219
Date of defense: 16-Feb-2024
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