Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41196
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Rodrigo Scapolatempore-
dc.date.accessioned2024-02-19T16:35:08Z-
dc.date.available2024-02-19T16:35:08Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationMACHADO, Rodrigo Scapolatempore. 2023. Sherlock: Uma proposta de newsletter no LinkedIn contra a desinformação. 2023. 51fl. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.650pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41196-
dc.description.abstract"Sherlock: a proposal for a LinkedIn newsletter against disinformation" is an online communication product aimed at serving as a dynamic and collaborative forum to combat fake news within a specific social media platform. Its purpose is to bring together educators, journalists, scientists, fact-checking agencies, and academia to contribute as an additional protective measure for the right to accurate information, thereby defending democratic principles. With a social impact perspective and encouragement for professional journalism, the work delves into the theoretical foundation of the "newsletter" format and the term "disinformation," highlighting its harmful effects. It also contextualizes the power of social media and digital speed as conduits for spreading this issue while emphasizing that they are also the places from which it can be combated. With the commercial name "Sherlock, your magnifying glass against fake news", the product has been developed and adapted to work within the LinkedIn platform, whose profile is also detailed in the report. In line with the characteristics of a Professional Master's program, the practical aspect is presented as a real communication piece, with an applied perspective, featuring visual and graphic identity, a defined editorial line, launch schedule, and publication models to go live, functioning as a real business.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNewsletterpt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectLinkedInpt_BR
dc.titleSherlock: Uma proposta de newsletter no LinkedIn contra a desinformaçãopt_BR
dc.title.alternativeSherlock: a bewletter proposal on linkedin against disinformationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tonus, Mirna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Reinaldo Maximiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537073855507958pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Ana Regina Barros Rêgo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3007129823835577pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1578320521091305pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumo“Sherlock: uma proposta de newsletter no LinkedIn contra a desinformação” consiste em um produto on-line de comunicação que objetiva funcionar como um fórum dinâmico e colaborativo de combate às fake news, dentro de uma plataforma específica de mídia social, com o intuito de aproximar educadores, jornalistas, cientistas, agências de checagem e academia para contribuir como mais um braço de proteção ao direito à informação correta e, assim, para a defesa dos pilares democráticos. Com viés de impacto social e incentivo ao jornalismo profissional, o trabalho avança na fundamentação teórica sobre o conceito do formato “newsletter” e do termo “desinformação”, ao alertar para o seu prejuízo, bem como situa o poder das mídias sociais e da velocidade digital como propagadoras desse mal e, ao mesmo tempo, como o lugar de onde ele pode ser combatido. Tendo como nome comercial “Sherlock, sua lupa contra as fake news”, o produto foi desenvolvido e adaptado para funcionar dentro do LinkedIn, plataforma cujo perfil também é detalhado no relatório. Em consonância com a característica do Mestrado Profissional, a parte prática é apresentada como uma peça real de comunicação, em uma perspectiva aplicada, com identidade visual e gráfica, linha editorial definida, cronograma de lançamento e modelos de publicação para entrar no ar, performando como um negócio real.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.650pt_BR
dc.orcid.putcode153583129-
dc.crossref.doibatchid77ef8e15-c8e0-4a1a-9a23-e1544d58c22e-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SherlockPropostaNewsletter.pdf4.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons