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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-3755-2087
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mulheres negras e o ensino de ciências: Tensões, movimentos e criações
Título(s) alternativo(s): Black women and science education: Tensions, movements, and creations.
Autor(es): Porto, Thais Pádua Vilela
Primeiro orientador: Santos, Sandro Prado
Primeiro membro da banca: Santos, Sandro Prado
Segundo membro da banca: Teixeira Junior, José Gonçalves
Terceiro membro da banca: Léo Neto, Nivaldo Aureliano
Resumo: A presente pesquisa envolve as tensões, movimentos e criações com o Ensino de Ciências e a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da história de mulheres negras. Essa investigação emerge como estratégia político-discursiva de resistência, (des)construções e (d)enunciações dos lugares reservados a minha existência e de muitas outras (mulheres negras), sobretudo nos espaços educativos escolares. Diante deste contexto, a questão de investigação delineada foi “quais as possibilidades de diálogos entre as mulheres negras e o Ensino de Ciências?”, desdobrando no seguinte objetivo geral: cartografar possibilidades de diálogos entre mulheres negras e o Ensino de Ciências. Utilizamos a perspectiva da cartografia no percurso e no desenho metodológico da pesquisa, constituindo as linhas de composição do diário de bordo da pesquisadora com as insurgências cartografadas: as (sobre)vivências, memórias e marcas que constituem a pesquisadora; os tensionamentos entre Educação para as relações étnico-raciais e o Ensino Ciências; as contribuições das mulheres negras para o desenvolvimento das Ciências Naturais; e as possibilidades didático-pedagógicas entre as vivências de mulheres negras e o Ensino de Ciências. A experiência cartográfica foi materializada na proposição do Produto Educacional (PE) intitulado “Educação, Ciência, Raça e Gênero: catálogo prático”, dialogada, disponibilizada e validada com professoras/es de Ciências da rede pública estadual e municipal de Ituiutaba/MG. O PE compreende um Material didático/instrucional (PTT1), conforme tipologia da CAPES, endereçado as/aos professoras/es da Educação Básica. A partir dos diálogos com as/os professoras/es de Ciências, consideramos que o PE intitulado “Educação, Ciência, Raça e Gênero: catálogo prático”, ao trazer diferentes possibilidades de uso por meio de música, recursos tecnológicos, colagens, poesias, plataforma/propostas pedagógicas, histórias de mulheres negras, sugestões de leituras e lives articuladas em unidades pedagógicas, tem potencial de fomentar outras práticas educativas escolares tão marcadamente influenciadas por um Ensino de Ciências sexista e racista, auxiliando as/os professoras/es a não negligenciarem, nos currículos e nas práticas pedagógicas escolares, os atravessamentos entre o Ensino de Ciências e a Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Abstract: This research investigates the tensions, movements, and creations within Science Education and the Education of Ethnic-Racial Relations based on the history of Black women. This investigation emerges as a political-discursive strategy of resistance, (de)constructions, and (d)enunciations of the places reserved for my existence and that of many other Black women, especially within educational spaces. Given this context, the research question outlined was "what are the possibilities for dialogue between Black women and Science Education?", leading to the following general objective: to map possibilities for dialogue between Black women and Science Education. We employed the perspective of cartography in the course and methodological design of the research, constituting the lines of composition of the researcher's logbook with the mapped insurgencies: the (sur)vivences, memories, and marks that constitute the researcher; the tensions between Education for ethnic-racial relations and Science Education; the contributions of Black women to the development of Natural Sciences; and the didactic-pedagogical possibilities between the experiences of Black women and Science Education. The cartographic experience was materialized in the proposition of the Educational Product (EP) entitled "Education, Science, Race, and Gender: a practical catalog", which was discussed, made available, and validated with Science teachers from the state and municipal public schools of Ituiutaba/MG. The EP comprises a didactic/instructional material (PTT1), according to CAPES typology, aimed at Basic Education teachers. Based on the dialogues with Science teachers, we consider that the EP entitled "Education, Science, Race, and Gender: a practical catalog", by presenting different possibilities for use through music, technological resources, collages, poetry, platforms/pedagogical proposals, stories of Black women, suggestions for readings, and coordinated live sessions in pedagogical units, has the potential to promote other school educational practices that are so markedly influenced by a sexist and racist Science Education, assisting teachers in not neglecting the intersections between Science Education and Education for Ethnic-Racial Relations in curricula and pedagogical practices in schools.
Palavras-chave: Mulheres negras
Ensino de ciências
Cartografia
Formação docente
Produto educacional
Black women
Science education
Cartography
Teacher education
Educational product
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: PORTO, Thais Pádua Vilela. Mulheres negras e o ensino de ciências: Tensões, movimentos e criações. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.513.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.513
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41187
Data de defesa: 20-Jul-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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