Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41187
ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-3755-2087 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Mulheres negras e o ensino de ciências: Tensões, movimentos e criações |
Título (s) alternativo (s): | Black women and science education: Tensions, movements, and creations. |
Autor: | Porto, Thais Pádua Vilela |
Primer orientador: | Santos, Sandro Prado |
Primer miembro de la banca: | Santos, Sandro Prado |
Segundo miembro de la banca: | Teixeira Junior, José Gonçalves |
Tercer miembro de la banca: | Léo Neto, Nivaldo Aureliano |
Resumen: | A presente pesquisa envolve as tensões, movimentos e criações com o Ensino de Ciências e a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da história de mulheres negras. Essa investigação emerge como estratégia político-discursiva de resistência, (des)construções e (d)enunciações dos lugares reservados a minha existência e de muitas outras (mulheres negras), sobretudo nos espaços educativos escolares. Diante deste contexto, a questão de investigação delineada foi “quais as possibilidades de diálogos entre as mulheres negras e o Ensino de Ciências?”, desdobrando no seguinte objetivo geral: cartografar possibilidades de diálogos entre mulheres negras e o Ensino de Ciências. Utilizamos a perspectiva da cartografia no percurso e no desenho metodológico da pesquisa, constituindo as linhas de composição do diário de bordo da pesquisadora com as insurgências cartografadas: as (sobre)vivências, memórias e marcas que constituem a pesquisadora; os tensionamentos entre Educação para as relações étnico-raciais e o Ensino Ciências; as contribuições das mulheres negras para o desenvolvimento das Ciências Naturais; e as possibilidades didático-pedagógicas entre as vivências de mulheres negras e o Ensino de Ciências. A experiência cartográfica foi materializada na proposição do Produto Educacional (PE) intitulado “Educação, Ciência, Raça e Gênero: catálogo prático”, dialogada, disponibilizada e validada com professoras/es de Ciências da rede pública estadual e municipal de Ituiutaba/MG. O PE compreende um Material didático/instrucional (PTT1), conforme tipologia da CAPES, endereçado as/aos professoras/es da Educação Básica. A partir dos diálogos com as/os professoras/es de Ciências, consideramos que o PE intitulado “Educação, Ciência, Raça e Gênero: catálogo prático”, ao trazer diferentes possibilidades de uso por meio de música, recursos tecnológicos, colagens, poesias, plataforma/propostas pedagógicas, histórias de mulheres negras, sugestões de leituras e lives articuladas em unidades pedagógicas, tem potencial de fomentar outras práticas educativas escolares tão marcadamente influenciadas por um Ensino de Ciências sexista e racista, auxiliando as/os professoras/es a não negligenciarem, nos currículos e nas práticas pedagógicas escolares, os atravessamentos entre o Ensino de Ciências e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. |
Abstract: | This research investigates the tensions, movements, and creations within Science Education and the Education of Ethnic-Racial Relations based on the history of Black women. This investigation emerges as a political-discursive strategy of resistance, (de)constructions, and (d)enunciations of the places reserved for my existence and that of many other Black women, especially within educational spaces. Given this context, the research question outlined was "what are the possibilities for dialogue between Black women and Science Education?", leading to the following general objective: to map possibilities for dialogue between Black women and Science Education. We employed the perspective of cartography in the course and methodological design of the research, constituting the lines of composition of the researcher's logbook with the mapped insurgencies: the (sur)vivences, memories, and marks that constitute the researcher; the tensions between Education for ethnic-racial relations and Science Education; the contributions of Black women to the development of Natural Sciences; and the didactic-pedagogical possibilities between the experiences of Black women and Science Education. The cartographic experience was materialized in the proposition of the Educational Product (EP) entitled "Education, Science, Race, and Gender: a practical catalog", which was discussed, made available, and validated with Science teachers from the state and municipal public schools of Ituiutaba/MG. The EP comprises a didactic/instructional material (PTT1), according to CAPES typology, aimed at Basic Education teachers. Based on the dialogues with Science teachers, we consider that the EP entitled "Education, Science, Race, and Gender: a practical catalog", by presenting different possibilities for use through music, technological resources, collages, poetry, platforms/pedagogical proposals, stories of Black women, suggestions for readings, and coordinated live sessions in pedagogical units, has the potential to promote other school educational practices that are so markedly influenced by a sexist and racist Science Education, assisting teachers in not neglecting the intersections between Science Education and Education for Ethnic-Racial Relations in curricula and pedagogical practices in schools. |
Palabras clave: | Mulheres negras Ensino de ciências Cartografia Formação docente Produto educacional Black women Science education Cartography Teacher education Educational product |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tema: | Ciência - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | PORTO, Thais Pádua Vilela. Mulheres negras e o ensino de ciências: Tensões, movimentos e criações. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.513. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.513 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41187 |
Fecha de defensa: | 20-jul-2023 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MulheresNegrasEnsino.pdf | Dissertação | 8.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons