Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0928-2337
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
Título(s) alternativo(s): Naming for small and micro enterprises: a proposed method for brand name construction
Autor(es): Machado, Túlio Souza
Primeiro orientador: Araújo, Marcelo Marques
Primeiro membro da banca: Santana, Élcio Eduardo de Paula
Segundo membro da banca: Dantas, Edmundo Brandão
Resumo: Este estudo examina a função do nome de uma empresa, especialmente para pequenos e microempresários, considerando-o mais do que um elemento obrigatório, mas um canal para comunicar, distinguir e induzir reações públicas favoráveis. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de um guia digital acessível para auxiliar esses empreendedores na elaboração de um nome de marca ideal, bem fundamentado e seguro. Os objetivos específicos do estudo incluem: definir parâmetros para nomes de marcas ideais, compreender como os empreendedores lidam com questões de nomes, observar métodos de criação de nomes e elaborar um método simplificado de naming. A pesquisa se baseia em estruturas teóricas de branding e naming, com base em estudiosos renomados como Aaker (2015), Semprini (2010) e Neumeier (2008), entre outros, além de refletir sobre os aspectos legais da propriedade intelectual. A metodologia aplicada é descritiva, documental e bibliográfica, utilizando discussões em grupos focais para compreender melhor as necessidades de nomeação das marcas de pequenos e microempresários. Como resultado da pesquisa, é proposto um método de produção de nomes encapsulado no produto “O Nome Que Marca: Guia Fundamental Para Micro E Pequenos Empreendedores Construírem Nomes Vencedores E Protegerem Seus Negócios”.
Abstract: This study examines the role of a business's name, especially for small and micro-entrepreneurs, positing it as more than a mandatory element but a medium to communicate, distinguish, and induce favorable public reactions. The research presents the development of a digital guide to assist these entrepreneurs in crafting an ideal, well-founded, secure, and accessible brand name. The specific aims of the study include: defining parameters for efficient brand names, understanding how entrepreneurs grapple with naming issues, registering name creation methods, and devising a simplified process for the same. The research builds on theoretical frameworks in branding and naming, drawing from distinguished scholars like Aaker (2015), Semprini (2010), and Neumeier (2008), among others, while also reflecting on the legal aspects of intellectual property. The applied methodology is descriptive, documentary, and bibliographical, utilizing Focus Group discussions to comprehend in-depth the naming needs of micro-entrepreneurs. As a result of the research, a method for name generation is proposed, encapsulated within the product "The Name that Brands: Essential Guide for Micro and Small Entrepreneurs to Build Winning Names and Protect Their Businesses."
Palavras-chave: empreendedorismo
branding
naming
nome de marca
método
entrepreneurship
method
brand name
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Educação
Onomasiologia
Nomes comerciais
Empreendedorismo
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: MACHADO, Túlio Souza. Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182
Data de defesa: 28-Ago-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NamingParaPequenas.pdfDissertação4.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons