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dc.creatorMachado, Túlio Souza-
dc.date.accessioned2024-02-16T16:50:44Z-
dc.date.available2024-02-16T16:50:44Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationMACHADO, Túlio Souza. Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182-
dc.description.abstractThis study examines the role of a business's name, especially for small and micro-entrepreneurs, positing it as more than a mandatory element but a medium to communicate, distinguish, and induce favorable public reactions. The research presents the development of a digital guide to assist these entrepreneurs in crafting an ideal, well-founded, secure, and accessible brand name. The specific aims of the study include: defining parameters for efficient brand names, understanding how entrepreneurs grapple with naming issues, registering name creation methods, and devising a simplified process for the same. The research builds on theoretical frameworks in branding and naming, drawing from distinguished scholars like Aaker (2015), Semprini (2010), and Neumeier (2008), among others, while also reflecting on the legal aspects of intellectual property. The applied methodology is descriptive, documentary, and bibliographical, utilizing Focus Group discussions to comprehend in-depth the naming needs of micro-entrepreneurs. As a result of the research, a method for name generation is proposed, encapsulated within the product "The Name that Brands: Essential Guide for Micro and Small Entrepreneurs to Build Winning Names and Protect Their Businesses."pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectempreendedorismopt_BR
dc.subjectbrandingpt_BR
dc.subjectnamingpt_BR
dc.subjectnome de marcapt_BR
dc.subjectmétodopt_BR
dc.subjectentrepreneurshippt_BR
dc.subjectmethodpt_BR
dc.subjectbrand namept_BR
dc.titleNaming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcaspt_BR
dc.title.alternativeNaming for small and micro enterprises: a proposed method for brand name constructionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Élcio Eduardo de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567021432621129pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Edmundo Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5970190862997671pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1936176903092374pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo examina a função do nome de uma empresa, especialmente para pequenos e microempresários, considerando-o mais do que um elemento obrigatório, mas um canal para comunicar, distinguir e induzir reações públicas favoráveis. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de um guia digital acessível para auxiliar esses empreendedores na elaboração de um nome de marca ideal, bem fundamentado e seguro. Os objetivos específicos do estudo incluem: definir parâmetros para nomes de marcas ideais, compreender como os empreendedores lidam com questões de nomes, observar métodos de criação de nomes e elaborar um método simplificado de naming. A pesquisa se baseia em estruturas teóricas de branding e naming, com base em estudiosos renomados como Aaker (2015), Semprini (2010) e Neumeier (2008), entre outros, além de refletir sobre os aspectos legais da propriedade intelectual. A metodologia aplicada é descritiva, documental e bibliográfica, utilizando discussões em grupos focais para compreender melhor as necessidades de nomeação das marcas de pequenos e microempresários. Como resultado da pesquisa, é proposto um método de produção de nomes encapsulado no produto “O Nome Que Marca: Guia Fundamental Para Micro E Pequenos Empreendedores Construírem Nomes Vencedores E Protegerem Seus Negócios”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration133pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125pt_BR
dc.orcid.putcode153402185-
dc.crossref.doibatchid1f4b89c3-a107-46d7-b108-e3e41901ffa7-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoOnomasiologiapt_BR
dc.subject.autorizadoNomes comerciaispt_BR
dc.subject.autorizadoEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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